1

Qual a origem da expressão "Hora de Burro"? Ouvi há dias num debate da TV.

1 Answer 1

3

Baseado no que encontro no Corpus (nada) e nos pouquíssimo hits no Google, esta não é uma expressão estabelecida no português.

Como colocado no Ciberdúvidas, há indícios de que em espanhol a expressão hora del burro denote

as horas a meio do dia em que se sente sonolência, quando está calor.

mas que a origem é obscura e que

Em português europeu, julgo que a expressão é rara, para não dizer desconhecida

Em português brasileiro, há quem afirme online ser uma expressão cearense, com significado distinto:

A HORA DO BURRO
Quando a pessoa age sem pensar, e depois arrepende-se, " Onde eu estava com a cabeça quando aceitei isso? " A resposta é simples, " na hora do burro" Com o cérebro igual ao do burro.

Mas, independentemente do significado, encontro apenas usos isolados da expressão. O mais antigo deles na peça de teatro do século XVIII Esopaida ou Vida de Esopo do autor luso-brasileiro António José da Silva (e-print, pg. 10):

Xanto. Maldito de todos os diabos, agora estás mudo? Dize-lhe alguma cousa, com que se desenfade e se alegre.
Esopo. Suponha vossa mercê que se me secou a prosa e que estou na hora do burro.

E o mais recente numa matéria deste ano (2023):

Empresário madeirense diz que acusações de ex-secretário regional foram feitas numa "hora de burro" [...] "Há tanta tontice naquela entrevista", disse Avelino Farinha.

Esses poucos exemplos me parecem mais casos de expressão individual que do uso de uma frase conhecida.

2
  • 1
    Fun fact: in Spanish caerse del burro seems related to your last two definitions dle.rae.es/burro?m=form recognising one has made a mistake. Apologies for not commenting in pt but my written pt is almost non-existent.
    – mdewey
    Commented Mar 9, 2023 at 13:50
  • 1
    Nunca ouvi essa expressão.
    – Centaurus
    Commented Mar 16, 2023 at 16:22

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.