3

Qual a origem da seguinte expressão "Janeiro fora cresce uma hora"?

Relacionada com dias maiores.

No hemisfério sul não se deve aplicar

1 Answer 1

4

Esse provérbio constata um facto óbvio: em janeiro os dias vão ficando mais longos. Isto em Portugal, claro. Em grande parte do Brasil a duração do dia não varia muito ao longo do ano, e no sul é o contrário: em janeiro os dias vão ficando mais curtos.

O ditado já aparece em 1885 neste Archivo dos Açores, o exemplo mais antigo que encontrei:

O peior era os días serem tão pequenos que não davam para nada mas tambem Janeiro fora já cresce uma hora, o verdadeiro era ir desde já cortando alguma madeira para os barrotes e armação, pol-a em casa e levar ao cabo semelhante empresa. Archivo dos Açores, Ponta Delgada, 1885

Este Metereología popular de 1896 regista uma variante:

Janeiro fora, mais uma hora; e quem bem contar hora e meia há de achar

Existem provérbios semelhantes em castelhano e catalão (Calendário romance de refranes, 2003).

6
  • 1
    Jacinto, talvez essa seja uma nova pergunta, mas o que significa "fora" nesse caso?
    – stafusa
    Oct 29, 2021 at 13:58
  • 1
    "Esse provérbio constata um facto óbvio", me assustou, até ler "Isto em Portugal, claro" hahaha. Tenho a mesma dúvida que o stafusa, apesar de agora conseguir imaginar algo devido ao significado. Oct 29, 2021 at 20:54
  • 3
    @stafusa, interpreto como o mesmo que afora; é capaz de haver uma elipse, por janeiro fora, compara pelo mundo fora. É capaz de valer a pena uma nova pergunta: é capaz de se encontrar noutros casos e ter um interesse mais geral.
    – Jacinto
    Oct 30, 2021 at 6:08
  • 2
    @Rafael, pois, eu hesitei entre o rigor de qualificar logo ao princípio (facto óbvio das latitudes tal e tal) mas optei por maior fluidez. Vê comentário acima também.
    – Jacinto
    Oct 30, 2021 at 6:13
  • 1
    Ok @Jacinto agora vi no Houaiss que "fora" pode significar "afora" e então fica mais claro. Para contribuir com mais uma pergunta ao site, no entanto, segui tua sugestão e postei como uma nova pergunta. Te aguardo lá. :-)
    – stafusa
    Oct 30, 2021 at 12:37

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.