1

Desde quando o termo "tchau" passou a ser utilizado em Portugal?

6
  • 1
    Será que você não sabe que é ciao do italiano?? O voto negativo: não fui eu.
    – Lambie
    Commented Jul 30, 2022 at 16:56
  • Fiquei a saber. Mas parece que primeiro foi ao brasil , para depois chegar a Portugal. Será?!
    – ClMend
    Commented Jul 31, 2022 at 14:22
  • Não penso que iria transitar primeiro pelo Brazil. Porque? Todo mundo na Europa usa o termo....
    – Lambie
    Commented Jul 31, 2022 at 17:11
  • 1
    O voto positivo foi meu e é uma boa pergunta.
    – bad_coder
    Commented Jul 31, 2022 at 20:10
  • Muitos italianos emigraram para o Brasil
    – ClMend
    Commented Jul 31, 2022 at 22:03

1 Answer 1

2

O Houaiss data a introdução do termo no português do Brasil em 1925, vindo de "dialetos do norte da Itália", muito provavelmente trazido por imigrantes italianos.

Em Portugal, "tchau" é dicionarizado há decadas e Jacinto escreve em 2017 que o termo já era então de uso muito comum. Contudo, sua adoção não se deu sem resistência, como essa postagem no Ciberdúvidas de um professor de português em Portugal atesta:

Não obstante a sonoridade de ciao, parece-nos que possuímos muitas outras formas de despedida, sem declararmos o nosso servilismo.

Postagem essa, no entanto, já revisada pelo editor, em 2017, que aponta ("chau" é a forma da palavra mais comum em pt-PT):

chau figura igualmente no Dicionário de Expressões Populares (Lisboa, Edições D. Quixote, 1993)

datando a entrada de "tchau" no pt-PT como anterior à década de 1990 — mas provavelmente não muito anterior.

Curiosidade: a Hemeroteca Digital do Brasil até encontra um registro no Correio da Manhã, Lisboa, de 1893 do uso da palavra "chau", mas lá trata-se claramente de uma transliteração de "ciao", não de um termo em si. A Hemeroteca brasileira encontra usos de "tchau" em jornais brasileiros já na década de 1940. Infelizmente a Hemeroteca de Lisboa não parece proporcionar uma busca abrangente por termo.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.