6

É usada somente no Brasil?
Fazer uma vaquinha significa juntar recursos financeiros, de fontes diferentes, suficientes para adquirir algo que individualmente não seria possível. Geralmente é feito entre amigos, para um objetivo comum. Qual a origem da expressão. Álguma explicação para "vaquinha"?

3
  • 2
    Sempre pensei que fazer uma vaquinha significasse engordar uma vaquinha. Se pensares que a expressão tende a vir num contexto onde o dinheiro é escaço, faz sentido dizer vaquinha, vaca magra ou bezerro.
    – Schilive
    Commented Apr 16, 2022 at 2:11
  • Dei um upvote de início por ser uma contribuição ao site — mas agora que ela suscitou a resposta do Jacinto, que revela que a explicação dominante na rede (e em livros!) deve estar incorreta, a pergunta se mostra ainda mais valiosa. Valeu!
    – stafusa
    Commented Apr 16, 2022 at 8:03
  • A interpretação do @Schilive tem o seu sentido, especialmente tendo em conta que em Portugal também se usa a expressão "tempo das vacas gordas/magras" para referir a períodos de prosperidade ou escassez - em alusão à vida de campo, em que a riqueza/pobreza é definida pela saúde do gado e das colheitas
    – Rye
    Commented May 1, 2022 at 19:29

2 Answers 2

6

As expressões fazer uma vaquinha e fazer uma vaca existiam já em meados do século XIX no contexto de jogos a dinheiro. Aparentemente era uma vaquinha no sentido atual, mas especificamente para apostar no jogo. O dicionário de Moraes Silva de 1891 diz:

Vácca, ou Váca . […]§ (t. de jogo) Parada feita em commum por dois ou mais parceiros, mas jogada só por um

Em castelhano há hacer ou jugar una vaca ou vaquita, aparentemente a mesma coisa, mas explicada mais claramente aqui em 1882:

―Jugar una vaquita, quiere decir jugar á medias, esto es, á partir las pérdidas y las ganancias. Deme V. dos duros nada más… yo pondré otros dos… [minha tradução: Jogar uma vaquinha quer dizer jogar a meias, isto é, dividir as perdas e os ganhos. Dê-me você dois duros nada mais… eu porei os outros dois…]
Lucrecio Méston, La Política del Hambre, Madrid, 1882

As primeiras ocorrências em português são menos claras, mas parece ser mais ou menos a mesma coisa. Fazer uma vaca temos em 1857 (negrito meu em todas as citações):

Já tudo está em derredor da mesa de jogo, ou se não está, a forca arma-se n’um apice , e logo ― Papá, faz favor de seis vinténs para apontar ; ― Mamã, vamos feitas no jogo ? ― Snr. Fulano, quer fazer uma vacca comigo ? [isto é terrível para um homem, porque pode ver-se na] necessidade de ir esvaziar a bolsa, ás vezes em princípios de pthysica, sobre um rei ou um az […]
Uma vacca é a palavra mais temerosa que pode sahir da bocca de uma mulher. Uma vacca quer dizer―faça favor de me dar dinheiro que nunca mais torna a vêr―porque a mulher se ganha, ganha para si; perde, perde tudo do parceiro.
Arnaldo Gama, O genio do mal III, Porto, 1857 e também n’A Voz do Amazonas, 1866

Fazer uma vaquinha temos em 1860. É um poema um bocado críptico, mas depois de referências a “baralho”, “levanta-se jogo sério”, “Vê-se a ganhar e a perder”:

Lá diz uma: « Senhor tal,
Uma vaquinha comigo
Quer fazer? […]
[…]
E eis a vaquinha, que póde,
Por ser do jogo um efeito,
Muito bem chamar-se bode.
Antonio Joaquim de Mesquita e Mello, Poesias I, Porto, 1860

(Esta referência a “bode” estará relacionado com a expressão atual dar bode?) A maior parte dos exemplos são de alguém a propor uma vaquinha a outro, como no exemplo seguinte, “Vá lá uma vaquinha de duas coroas?” (Lisboa, 1881). Em castelhano há um hacer una vaquita num jogo em 1848 e hacer una vaca em 1844.

A primeira vaquinha que encontrei no Brasil é de 1886:

Que animação de vaccas gordas. Ao meu companheiro, autoridade já se vê, propozeram uma vaquinha de nada menos de dez mil reis.
Diario de Noticias, Pará, 6-11-1886

Temos outro em 1887, que parece ter a ver com corridas de cavalos:

1º pareo […] o meu amigo The Last diz que pretende fazer uma vaquinha no Rebicano.
“Pelas corridas”, Gazeta da Tarde, Rio de Janeiro, 27-8-1887

Digo que é cavalos, porque este outro artigo também de 1887 e com os mesmos nomes que eu suponho serem de cavalos, se intitula “Pelas corridas no Derby Club”, e o Derby Club dedicava-se a “esportes equestres”.

Agora, quando é que o significado de vaquinha se alargou a coletas para coisas que não apostas em jogos? Os primeiro exemplos que encontrei são a partir de 1913 em periódicos brasileiros:

Agora não se diz mais ― Vamos fazer uma vacca para comprar isto ou aquilo.
Diz-se ― Vamos fazer um deputado.
O Pirralho, São Paulo, 23 de agosto de 1913

Quem lucra com isso são, afinal, os automoveis, que transitam a noite inteira repleto de passageiros.
Mas nem todos nós somos abastados para sustentar luxos superfluos e nem sempre se pode fazer uma vacca
A Fita, Santos, 7 de maio de 1914

Ha os que preferem fazer uma “vaquinha”, tomando um auto, com destino á Tijuca, ao Leme ou á Gavea, ao passo que outros mais modestos, servem-se apenas do bond […]
A Rua: Semanário Ilustrado, Rio de Janeiro, 17 de março de 1918

Por que razão se chamou vaca e vaquinha a isto é que eu não consegui descobrir. Havia no século XV um jogo da vaca que se jogava a dinheiro. Vem mencionado nas Ordenações Afonsinas (V, 40, 11), que proibiam a prática sob pena de prisão e perda da roupa! Não consegui descobrir mais nada sobre este jogo ou se teria alguma coisa que ver com o nosso fazer uma vaquinha. Agora uma coisa é clara: as explicações que se encontram na net que radicam a origem da expressão, por uma via ou outra, no jogo do bicho não podem ser verdade, porque o jogo do bicho foi criado em 1892, depois da expressão ter entrado em uso no Brasil, Portugal e Espanha.

5
  • Além da questão de onde veio "vaca" como aposta compartilhada, resta também a de quem teria primeiro inventado a falsa origem futebolística de "vaquinha" (depois copiada a exaustão por aí). Em tempo: Ótimo recurso esse o do memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx! ++1
    – stafusa
    Commented Apr 16, 2022 at 8:00
  • Acho que no Brasil pode ser diferente do Portugal. Se o jogo do bicho foi criado em 1892, poderia ter surgido depois disso.
    – Lambie
    Commented Apr 16, 2022 at 18:25
  • Com o tempo, a expressão “fazer uma vaca”, ou “fazer uma vaquinha” passou a ser usada sempre que um grupo de pessoas rachava uma despesa comum. Décadas depois, a palavra “vaca” ou “vaquinha” também fo... Leia mais em: super.abril.com.br/mundo-estranho/… José Pereira da Silva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Leia mais em: super.abril.com.br/mundo-estranho/…
    – Lambie
    Commented Apr 16, 2022 at 18:29
  • 1
    @Lambie, há exemplos de "fazer uma vaquinha" na imprensa brasileira de 1887, antes do jogo do bicho. Está na minha resposta. Deve-te ter escapado...
    – Jacinto
    Commented Apr 16, 2022 at 19:36
  • 1
    @stafusa, encontre uma vaquinha de torcedores para reforçar prémios oficiais do clube (apresentada como prática nova), uma vaquinha de conselheiros (?) par apagar salários e bichos (referência ao jogo?) dum tal Marquinhos e coisas desse tipo, mas isto nos anos 70 e 80! Até 1930 encontrei no Brasil umas 30 vacas e vaquinhas no sentido relevante, mas nada que ver com futebol.
    – Jacinto
    Commented Apr 17, 2022 at 19:47
0

https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/fazer-vaquinha.htm

fazer vaquinhA

Quando falamos sobre o futebol contemporâneo, muitos, logo deslocam o assunto do jogo em si para abordarem as altas cifras que circundam os jogadores e times que compõem esse universo. São vários os jovens que hoje praticam o futebol, tendo a expectativa de um dia, usufruírem do conforto e de todas as regalias oferecidas às estrelas desse esporte. Contudo, quem sabe um pouco mais sobre futebol, se lembra de que as coisas não foram sempre assim.

No início, os ganhos financeiros de alguns times e clubes eram tão pequenos que, para contornar essa situação, era preciso contar com o apoio da torcida. Só para se ter uma ideia, lá pelas primeiras décadas do século XX, o Clube de Regatas Vasco da Gama era uma das poucas agremiações que conseguiam oferecer um salário para os seus jogadores de futebol. É nesse contexto de precariedade e improviso que temos não só um capítulo da história do futebol, mas a origem da expressão “fazer uma vaquinha”.

Mesmo sem tantos recursos, o futebol conseguiu rapidamente aglomerar uma legião de fanáticos torcedores que acompanhavam de perto as vitórias e tropeços do seu time de coração. Dessa proximidade, observava-se que muitos torcedores tomavam conhecimento da situação precária vivida pelos jogadores que defendiam as cores do seu time. Foi daí que surgiu a ideia da própria torcida realizar uma arrecadação de fundos para felicitar os jogadores a cada vitória do time.

Nessa época, para quantificar o valor levantado, os envolvidos nessa ação nomeavam o prêmio de acordo com os animais que representavam cada número do jogo do bicho. Desse modo, ao conseguirem juntar cinco mil-réis (moeda da época) a torcida oferecia “um cachorro” ao time, já que esse animal simbolizava o número cinco no jogo do bicho. Quando a arrecadação era boa, diziam que conseguiram “fazer uma vaca”, ou seja, juntar um valor de vinte e cinco mil-réis, que era o prêmio máximo da época.

Com o passar do tempo, a expressão “fazer uma vaquinha” começou a ser utilizada sempre que um grupo de amigos se unia para organizar uma festa ou comprar algo. Se olharmos para o futebol contemporâneo, vemos que alguns jogadores de futebol nem se preocupam mais em “fazer vaquinhas”, já que “recebem” várias “vaquinhas” para jogarem pelos grandes times do Brasil e do mundo.

INCRÍVEL!

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.