5

Essa resposta explica a redução de "Senhor" para "Seu" (e também de "Santo" para "São") como sendo simplesmente uma

redução da extensão fonética

Se trata mesmo apenas disso: um encurtamento baseado no som da palavra?

Obs: Questão inspirada pela postagem de user 11652 em "Seu" antes de um nome?.

8
  • 2
    Pois isto é uma questão interessante, Eu custa-me a crer que este seu resulte exclusivamente de evolução fonética, sem influência do pronome seu. Mas não vi nenhuma discussão do assunto. Agora, juntar o seu e o são numa só pergunta é que não me parece grande ideia. Só o seu já é trabalhoso...
    – Jacinto
    Commented Dec 10, 2021 at 19:17
  • 1
    @Jacinto Feito. Tinha mesmo ficado na dúvida sobre por as duas.
    – stafusa
    Commented Dec 10, 2021 at 19:49
  • Stafusa, eu te pergunto para testar minha sanidade nesta questão: as palavras , possivelmente siô, e sinhô, nesse sentido, são iguais a seu, não? Admito que nunca ouvi senão para imitar meinerin, mas o resto já usei.
    – Schilive
    Commented Dec 10, 2021 at 20:04
  • @Schilive Entendo que sim também, que sejam grafias não padrão da mesma palavra, só não conheço o "sô" com esse sentido.
    – stafusa
    Commented Dec 10, 2021 at 20:05
  • 1
    E nhô, que é freqüentemente usado em Chico Bento? Commented Jan 5 at 18:32

1 Answer 1

2

Tudo indica que esse processo de redução ocorreu em etapas. Primeiro, parece ter havido uma apócope, que é uma mudança fonológica que consiste na supressão de fonemas no final da palavra.

Assim, "senhor" passou a ser pronunciado como "senhô".

Logo após, parece ter havio um processo de desnasalização. Dessa forma, "senhô" passou a ser pronunciado "seô".

Por fim, parece ter havido um debordamento, que é a transformação de "o" em "u". Nesse sentido, "seô" passou a ser "seu".

3
  • 1
    +1 É bem o que eu imaginaria também. Você conseguiu encontrar algum indício disso na literatura histórica?
    – stafusa
    Commented Nov 13 at 12:58
  • Não encontrei nada na literatura especificamente sobre essa redução. Por isso, segui um caminho mais indutivo, raciocinando por meio dos processos de alteração gráfica. Commented Nov 16 at 15:25
  • Entendo. No Corpus, "seu" e "senhô" aparecem ambos no século 18, o que poderia ser um indício contra essa hipótese. O Houaiss dá como forma reduzida sem indicar origem ou evolução: "[senhor] pode ocorrer na linguagem popular do Brasil sob as formas reduzidas siô, sô, sinhô, inhô, inhor, nhô, nhonhô, ioiô (e respectivos diminutivos) e ainda sob a forma seu_e _sô, sor, usado na língua em geral.", com datas: 1853, para sinhô e iôiô e, para , 1842. Honestamente, não considero nada disso muito iluminador.
    – stafusa
    Commented Nov 16 at 19:37

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.