4

Essa resposta explica a redução de "Senhor" para "Seu" (e também de "Santo" para "São") como sendo simplesmente uma

redução da extensão fonética

Se trata mesmo apenas disso: um encurtamento baseado no som da palavra?

Obs: Questão inspirada pela postagem de user 11652 em "Seu" antes de um nome?.

8
  • 2
    Pois isto é uma questão interessante, Eu custa-me a crer que este seu resulte exclusivamente de evolução fonética, sem influência do pronome seu. Mas não vi nenhuma discussão do assunto. Agora, juntar o seu e o são numa só pergunta é que não me parece grande ideia. Só o seu já é trabalhoso...
    – Jacinto
    Dec 10, 2021 at 19:17
  • 1
    @Jacinto Feito. Tinha mesmo ficado na dúvida sobre por as duas.
    – stafusa
    Dec 10, 2021 at 19:49
  • Stafusa, eu te pergunto para testar minha sanidade nesta questão: as palavras , possivelmente siô, e sinhô, nesse sentido, são iguais a seu, não? Admito que nunca ouvi senão para imitar meinerin, mas o resto já usei.
    – Schilive
    Dec 10, 2021 at 20:04
  • @Schilive Entendo que sim também, que sejam grafias não padrão da mesma palavra, só não conheço o "sô" com esse sentido.
    – stafusa
    Dec 10, 2021 at 20:05
  • @Schilive e Stafusa, é a única que eu já usei. Agora, eu não concordo que isso sejam simplesmente grafias diferentes da mesma palavra. Tranqüilo e tranquilo são grafias diferentes da mesma palavra; mas sô, siô, sinhô e seu, para mim, são palavras diferentes mas sinónimas (como há/faz muito tempo que não o vejo). Se alguém diz seu, tu não vais grafar nem vice-versa, ou vais?
    – Jacinto
    Dec 11, 2021 at 12:30

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Browse other questions tagged or ask your own question.