21

Qual é a diferença entre mau e mal?

Em cada caso abaixo, qual é a forma apropriada para o uso de cada um?

Lobo (mau|mal)

Falou (mau|mal)

Isso soou muito (mau|mal)

3
  • Podes explicar na pergunta o porquê da confusão entre mal e mau?
    – Jorge B.
    Commented Jul 17, 2015 at 14:12
  • 1
    @JorgeB. Isso tem haver com a forma em como é pronunciada, pelos brasileiros, as palavra terminadas em "al". Eu no Brasil sou chamado de Amarau!
    – ramaral
    Commented Jul 18, 2015 at 17:35
  • 3
    Eu sei @ramaral, mas essa informação devia estar na pergunta.
    – Jorge B.
    Commented Jul 18, 2015 at 17:40

3 Answers 3

23

O “mau” é o contrário de “bom”, e é um adjetivo.

O “mal” é o contrário de “bem”, e é um advérbio.

5
  • 2
    Pode ser idiota, mas para gravar qual é o contrário de qual eu penso na palavra "LE" do Espanhol, e no jogo "UO" (ultima online) :) Assim nunca erro na hora de escrever.
    – Math
    Commented Jul 14, 2015 at 18:47
  • 1
    eu só agora percebi a confusão entre mal e mau, é porque ai a fonia das palavras é a mesma, aqui não.
    – Jorge B.
    Commented Jul 17, 2015 at 14:11
  • 4
    @JorgeB. e é justamente essa resposta que eu quero melhorar após a aprender mais sobre fonemas, explicando que no Brasil o som é igual, mas em Portugal são diferentes :)
    – Math
    Commented Jul 17, 2015 at 14:33
  • 1
    Eu nunca mais esqueci a diferença quando me ensinaram a diferenciar isso pelas "curvas" das letras. Vendo essa imagem fica bem simples de "decorar". Commented Aug 26, 2021 at 11:42
  • 1
    @RafaelTavares ótimo mapa mental, só tem que lembrar de enxergar as letras em maiúsculo rs
    – Math
    Commented Aug 26, 2021 at 12:24
9

Nos casos que você citou, as formas apropriadas são:

Lobo mau

falou mal

Isso soou muito mal

A diferença é: "mau" é adjetivo e qualifica somente substantivos, como "Lobo", no seu exemplo. "Mal" é advérbio e, como tal, pode qualificar verbos ("falar" e "soar", nos seus exemplos), mas também adjetivos, como em "mal arrumado".

Por fim, lembre-se que a palavra "mal" também pode ser um substantivo, dependendo do contexto. "Do mal ficam as mágoas na lembranca".

1

"Mau", como todo mundo já disse, é o antônimo de "bom". É também o masculino de "má":

O lobo mau

A loba má

E o plural de "mau" é "maus":

Os maus alunos foram reprovados.

"Mal", como também já foi dito e repetido, é o contrário de "bem" - tanto como advérbio:

Ele se expressou mal.

Ele se expressou bem.

como quanto substantivo:

A eterna luta do bem contra o mal.

Exceto, claro, nos casos em que não tem antônimo:

Mal de Hansen

E "mal" não tem forma feminina. Quando advérbio, não tem gênero; quando substantivo, é sempre masculino:

*A eterna luta da "benha" contra a "mala"...

E, finalmente, o plural do substantivo "mal" é "males" (advérbios também não têm plural):

Há males que vêm para o bem.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.