16

Qual é a diferença entre mau e mal?

Em cada caso abaixo, qual é a forma apropriada para o uso de cada um?

Lobo (mau|mal)

Falou (mau|mal)

Isso soou muito (mau|mal)

• Podes explicar na pergunta o porquê da confusão entre mal e mau? – Jorge B. Jul 17 '15 at 14:12
  • @JorgeB. Isso tem haver com a forma em como é pronunciada, pelos brasileiros, as palavra terminadas em "al". Eu no Brasil sou chamado de Amarau! – ramaral Jul 18 '15 at 17:35
  • 2
    Eu sei @ramaral, mas essa informação devia estar na pergunta. – Jorge B. Jul 18 '15 at 17:40
19

O “mau” é o contrário de “bom”, e é um adjetivo.

O “mal” é o contrário de “bem”, e é um advérbio.

• 2
    Pode ser idiota, mas para gravar qual é o contrário de qual eu penso na palavra "LE" do Espanhol, e no jogo "UO" (ultima online) :) Assim nunca erro na hora de escrever. – Math Jul 14 '15 at 18:47
  • 1
    eu só agora percebi a confusão entre mal e mau, é porque ai a fonia das palavras é a mesma, aqui não. – Jorge B. Jul 17 '15 at 14:11
  • 4
    @JorgeB. e é justamente essa resposta que eu quero melhorar após a aprender mais sobre fonemas, explicando que no Brasil o som é igual, mas em Portugal são diferentes :) – Math Jul 17 '15 at 14:33
8

Nos casos que você citou, as formas apropriadas são:

Lobo mau

falou mal

Isso soou muito mal

A diferença é: "mau" é adjetivo e qualifica somente substantivos, como "Lobo", no seu exemplo. "Mal" é advérbio e, como tal, pode qualificar verbos ("falar" e "soar", nos seus exemplos), mas também adjetivos, como em "mal arrumado".

Por fim, lembre-se que a palavra "mal" também pode ser um substantivo, dependendo do contexto. "Do mal ficam as mágoas na lembranca".

0

"Mau", como todo mundo já disse, é o antônimo de "bom". É também o masculino de "má":

O lobo mau

A loba má

E o plural de "mau" é "maus":

Os maus alunos foram reprovados.

"Mal", como também já foi dito e repetido, é o contrário de "bem" - tanto como advérbio:

Ele se expressou mal.

Ele se expressou bem.

como quanto substantivo:

A eterna luta do bem contra o mal.

Exceto, claro, nos casos em que não tem antônimo:

Mal de Hansen

E "mal" não tem forma feminina. Quando advérbio, não tem gênero; quando substantivo, é sempre masculino:

*A eterna luta da "benha" contra a "mala"...

E, finalmente, o plural do substantivo "mal" é "males" (advérbios também não têm plural):

Há males que vêm para o bem.

protected by Community Mar 18 at 19:16

Thank you for your interest in this question. Because it has attracted low-quality or spam answers that had to be removed, posting an answer now requires 10 reputation on this site (the association bonus does not count).

Would you like to answer one of these unanswered questions instead?

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.