3

Compreende-se que o verbo chover tenha as suas limitações com referência às conjugações nas diferentes pessoas. Todavia não o compreendo para o verbo aprazer. Quer o Priberam, quer a Porto Editora, registam apenas as terceiras pessoas do singular e do plural.

Não estará correto, portanto, referir "apraz-me"? Qual a denominação para este tipo de verbos? Não é este verbo sempre reflexivo?

1 Answer 1

0

Perguntei também no site ciberdúvidas e obtive hoje a resposta.

Trata-se de um verbo defetivo, e o exemplo que apresenta está correto, pois confirma a defetividade do verbo, a qual tem fatores históricos. Com efeito, "apraz" é uma forma da 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "aprazer".

Note que a sequência "apraz-me" não configura um verbo reflexivo. Na verdade, o verbo "aprazer" é transitivo indireto, isto é, seleciona um complemento indireto:

(i) este fato não apraz ao príncipe -> este fato não lhe apraz

Em (i), vemos que o verbo tem um complemento indireto pronominalizável como "lhe". Se o complemento se refrir ao sujeito do enunciado, o pronome é "me":

(ii) este fato não me apraz.

Quer em (i) quer em (ii), os pronomes não são reflexivos.

De facto, não me apercebi que o verbo não é reflexivo, pois quando refiro que "apraz-me", digo implicitamente que "algo me apraz", sendo algo neste caso o sujeito da oração, sendo que "eu" é o objeto indireto (apraz "a mim").

Muito diferente de um verbo reflexivo, como por exemplo "observar-se", pois quando digo "observo-me" é equivalente a dizer "eu observo-me", ou seja, o sujeito e o objeto direito são a mesma pessoa.

Verbo defetivo

Termo que designa o verbo cuja conjugação é incompleta, uma vez que não flexiona em todas as formas possíveis num paradigma flexional regular. São exemplos de verbos defetivos: reaver (que só se usa nas formas em que o verbo haver tem v: reavemos, reaveis, reavia, reouve, etc.), colorir, abolir, falir, extorquir, retorquir, etc.

O Dicionário Terminológico distingue dois tipos de verbos defetivos:

Verbos defetivos unipessoais: verbos que exigem um sujeito específico e que portanto são utilizados apenas na 3.ª pessoa do singular e do plural. Regra geral, estes verbos exprimem vozes de animais: ladrar (ex: o cão ladra, o cavalo relincha, as rãs coaxam), etc.

Verbos defetivos impessoais: verbos que apresentam um sujeito nulo expletivo, pelo que apenas se conjugam na 3. ª pessoa do singular, salvo quando usados em sentido figurado. Regra geral, este verbos exprimem fenómenos atmosféricos: amanhecer (ex: amanheceu às 6h), chover (ex: choveu muito esta noite), nevar (ex: neva no inverno), trovejar (ex: trovejou ontem?), relampejar, etc. O verbo haver quando significa existir também é impessoal (ex: havia muitos problemas no país).

Fonte: https://www.infopedia.pt/$defetivo

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.