5

O meu "Aurélio" cita como transitivo indireto ou intransitivo. O Priberam cita como transitivo ou intransitivo e seus exemplos são do uso como transitivo indireto. No entanto, ouço com frequência "as ordens não foram obedecidas" inclusive no Português escrito, como no livro Chaves da Minha Vida de Rui Carvalho:

• "Para espanto do Ministro, as ordens não foram obedecidas"

Todos nós sabemos, no entanto, que verbos transitivos indiretos não vão para a voz passiva. Afinal, "obedecer" é transitivo direto e indireto, além de intransitivo?

2
  • 2
    Pelo que estou vendo, algum dia ele já foi transitivo direto, e a voz passiva sobreviveu. Mas está difícil achar uma boa fonte que explique isso direito.
    – bfavaretto
    Commented Aug 22, 2015 at 0:29
  • Pode bem já ter sido transitivo direto. Mas pode ser também simplesmente uma "inovação." É fácil, mesmo em livros, dizer coisas como "as ordens não foram obedecidas," talvez por analogia com cumprir, acatar, respeitar.
    – Jacinto
    Commented Aug 22, 2015 at 9:49

2 Answers 2

8

Alguns gramáticos aceitam a regência direta do verbo obedecer, outros não, mas todos aceitam a voz passiva. A aceitação da regência direta advém do seu uso por alguns autores antigos.

Isto é bem explicado no Dicionário de Verbos e Regimes de Francisco Fernandes (gentilmente disponibilizado por Bfavaretto). Na entrada obedecer, acerca da regência direta vem:

Não obstante condenado por alguns autores de boa nota, é comum encontrar-se nos clássicos antigos o verbo OBEDECER construído com objeto direto: “Tudo o que o Senhor tem falado faremos e OBEDECEREMOS.” ([João F. ]Almeida, Êxodo, 24, 7.) (…) “Quem me ama (diz Cristo) OBEDECERÁ e guardará meus preceitos.” ( [Padre António Vieira, Sermões] VII, 160.) Com a voz passiva, porém, é construção universalmente aceita: “A ordem foi OBEDECIDA.”

Ambos os autores citados nesta passagem são do século XVII.

Já o Professor Paulo Fernandes não se limita a descrever a posição dos outros e, citando o Dicionário prático de regência verbal de Celso P. Luft, afirma que obedecer "pode ser usado na regência direta - obedecer alguém - ou indireta - obedecer a alguém."

A InfoEscola, que diz que obedecer é transitivo indireto mas que pode ser usado na voz passiva! "A fila não foi obedecida."

Para mim pessoalmente, valha isso o que valer, "obedecer um comando" ou o "comando foi obedecido" não me choca, mas "obedecer o comandante!?" Acho que precisaria dalgum tempo para me habituar.

7
  • 1
    O verbete do Luft, caso interesse. Dá exemplos, mas não discute a origem das regências.
    – bfavaretto
    Commented Aug 22, 2015 at 11:43
  • Fenomenal! Como é que descobriste isto?
    – Jacinto
    Commented Aug 22, 2015 at 11:48
  • Eu tenho o dicionário e tirei uma foto :)
    – bfavaretto
    Commented Aug 22, 2015 at 11:53
  • 1
    Obrigado na mesma. Se reparares, em quase todos os exemplos, a regência direta facilita a construção da frase. Por exemplo, "Quem me ama obedecerá e guardará meus preceitos" é mais escorreito que "... obedecerá aos meus preceitos e guarda-los-á." Acho que ainda não podemos dizer como os ingleses "... obedecerá a e guardará meus preceitos." Talvez usassem regência direta por conveniência.
    – Jacinto
    Commented Aug 22, 2015 at 12:09
  • 1
    "é transitivo direto mas pode ser usado na voz passiva!" Jacinto, você quis mesmo dizer transitivo "direto"? Não seria "indireto"?
    – Centaurus
    Commented Aug 22, 2015 at 15:57
-1

TRANSITIVO INDIRETO: Obedecer A um comando, obedecer AO comandante.
A regra é clara, necessita da preposição "A".

Parece que tem pessoas que não entenderam direito (basta ler algumas respostas anteriores)!

1
  • Your answer could be improved with additional supporting information. Please edit to add further details, such as citations or documentation, so that others can confirm that your answer is correct. You can find more information on how to write good answers in the help center.
    – Community Bot
    Commented Jul 24, 2023 at 19:45

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.