Que termo se usa para caracterizar alguém que discrimina em virtude da capacidade económica ou status social?
Da mesma maneira que o machista descrimina em função do sexo.
Que termo se usa para caracterizar alguém que discrimina em virtude da capacidade económica ou status social?
Da mesma maneira que o machista descrimina em função do sexo.
Da maneira que a pergunta foi feita qualquer muitos termos serviriam para completar o "espaço" da frase, quero dizer, creio que machismo não precisa ser exclusivo para homens, já que o machismo seria uma atitude aonde se nega a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros, entendo que a diferença é que no machismo a discriminação seja contra as mulheres e no sexismo seja contra gênero ou orientação sexual.
Visando isto a pergunta me soa um pouco vaga e espero que realmente não seja uma pergunta com fundamento político ou filosófico, mas sim de Português, porque este penso ser o foco da comunidade.
Então o que consegui entender da pergunta é que machismo sendo uma discriminação contra o gênero feminino, ele valorizaria o gênero masculino, então «homem» na sua frase talvez se refira ao gênero, sem um contexto a palavra «rico» poderia ser completada provavelmente com diferentes termos.
No entanto se situação é especificamente aonde valoriza o «rico» e inferioriza o «pobre», no caso as palavras já citadas parecem não se encaixar tão bem no possível contexto da sua pergunta:
esnobe (priberam): Que ou quem mostra superioridade, arrogância e afectação.
classista (priberam): Que ou quem representa ou defende os interesses de uma classe.
Ou seja, em nenhuma das palavras inferioriza ou indica descriminalização de uma condição financeira, então procurei aonde pude, jornais e websites sobre noticias que falavam de discriminação contra pessoas por situação econômica, o único termo que encontrei que indica diretamente esta situação foi:
Discriminação social
Se me permite um neologismo (ou um estrangeirismo, visto que é usado no espanhol), temos aporofóbico (do grego άπορος (á-poros), sem recursos, indigente, pobre; e φόβος, (-fobos), medo).
Fazendo uma tradução livre da wikipedia em espanhol:
(...) se refere ao medo da pobreza e de pessoas pobres. É a repugnância e hostilidade antes os pobres, sem recursos ou desemparados (...)
Nota: Não confundir com a peniafobia, que é o medo de ficar pobre.
A palavra mais adecuado é classista, acho eu. O nível de riqueza que tem alguém é relacionado com a sua classe social, e embora a palavra não refere inherentemente aos ricos, não se usa muito a palavra para referir aos pobres que se sentem superiores aos ricos, como indica a definição no Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa:
que venera ou defende determinadas classes, em especial as classes favorecidas; que defende as diferenças de classe
Não obstante, tem usos mais neutros ou inclusive com sentido que favorece os pobres (sobretudo na política marxista), mas o contexto indicará facilmente o sentido quando o empregamos para referir aos ricos que se sentem superiores.
Na realidade, "esnobe" seria a palavra mais precisa pra definir isso. Com o tempo, o sentido foi derivado, mas, originalmente, designava pessoas que, mesmo sem ter título de nobreza, apresentavam desprezo pelas classes inferiores.
Do inglês, "snob", do latim sine nobilitatis (sem nobreza).
Penso que a melhor opção é elitista.