3

Que termo se usa para caracterizar alguém que discrimina em virtude da capacidade económica ou status social?

Da mesma maneira que o machista descrimina em função do sexo.

13
  • snobe (esnobe pt-BR)?
    – Jorge B.
    Commented Sep 26, 2017 at 15:31
  • 2
    acho que esnobe não tem a ver com ser ou não rico. Pode-se ser pobre e mesmo assim, esnobar os outros.
    – Peixoto
    Commented Sep 26, 2017 at 17:52
  • 4
    Pergunta interessante, mas o homem machista não se limita a achar-se superior, que é um um bocado vago: pode defender que as mulheres não deveriam ter acesso a certas profissões ou cargos, ou que o lugar delas é na cozinha, ou que um homem casado pode ter amantes, mas a mulher não. Poderias melhorar a pergunta explicando melhor quais são as atitudes de "riquista" que tu tens em mente. É simplesmente, eu sou melhor que tu porque sou rico; só quem paga mais de X em imposto de rendimento é que deveria ter direito de voto; a educação e saúde deveriam ser pagas, quem não tem dinheiro que se lixe?
    – Jacinto
    Commented Sep 27, 2017 at 6:56
  • 2
    Não entendo, não podem haver mulheres com atitudes machistas? Quero dizer aquele que nega a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros? Então se machismo só esta para homens, significa ou que o seu texto esta indicando uma situação especifica do qual não foi informado na pergunta, ou simplesmente a pergunta não faz sentido (acaso for uma prova).
    – Chigurh
    Commented Sep 27, 2017 at 16:07
  • 2
    @GuilhermeNascimento ah, desculpa, acho que agora sim percebo melhor, tens as mesmas reservas que o Jacinto: que era preciso «explicar melhor quais são as atitudes de "riquista" que [o perguntador] tem em mente». Certo? Concordo, têm razão nisso.
    – ANeves
    Commented Sep 29, 2017 at 0:59

5 Answers 5

5

Da maneira que a pergunta foi feita qualquer muitos termos serviriam para completar o "espaço" da frase, quero dizer, creio que machismo não precisa ser exclusivo para homens, já que o machismo seria uma atitude aonde se nega a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros, entendo que a diferença é que no machismo a discriminação seja contra as mulheres e no sexismo seja contra gênero ou orientação sexual.

Visando isto a pergunta me soa um pouco vaga e espero que realmente não seja uma pergunta com fundamento político ou filosófico, mas sim de Português, porque este penso ser o foco da comunidade.

Então o que consegui entender da pergunta é que machismo sendo uma discriminação contra o gênero feminino, ele valorizaria o gênero masculino, então «homem» na sua frase talvez se refira ao gênero, sem um contexto a palavra «rico» poderia ser completada provavelmente com diferentes termos.

No entanto se situação é especificamente aonde valoriza o «rico» e inferioriza o «pobre», no caso as palavras já citadas parecem não se encaixar tão bem no possível contexto da sua pergunta:

Ou seja, em nenhuma das palavras inferioriza ou indica descriminalização de uma condição financeira, então procurei aonde pude, jornais e websites sobre noticias que falavam de discriminação contra pessoas por situação econômica, o único termo que encontrei que indica diretamente esta situação foi:

Discriminação social

3

Se me permite um neologismo (ou um estrangeirismo, visto que é usado no espanhol), temos aporofóbico (do grego άπορος (á-poros), sem recursos, indigente, pobre; e φόβος, (-fobos), medo).

Fazendo uma tradução livre da wikipedia em espanhol:

(...) se refere ao medo da pobreza e de pessoas pobres. É a repugnância e hostilidade antes os pobres, sem recursos ou desemparados (...)

Nota: Não confundir com a peniafobia, que é o medo de ficar pobre.

2
2

A palavra mais adecuado é classista, acho eu. O nível de riqueza que tem alguém é relacionado com a sua classe social, e embora a palavra não refere inherentemente aos ricos, não se usa muito a palavra para referir aos pobres que se sentem superiores aos ricos, como indica a definição no Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa:

que venera ou defende determinadas classes, em especial as classes favorecidas; que defende as diferenças de classe

Não obstante, tem usos mais neutros ou inclusive com sentido que favorece os pobres (sobretudo na política marxista), mas o contexto indicará facilmente o sentido quando o empregamos para referir aos ricos que se sentem superiores.

5
  • Não creio que tenha ouvido classista usado com o sentido pretendido, e não é esse o significado dado pelos dicionários. Vê Aulete ou Priberam.
    – Jacinto
    Commented Sep 27, 2017 at 6:27
  • @Jacinto só faz falta pôr em Google frases de tipo «racista e classista» o «machista e classista» e abundam os exemplos. Commented Sep 27, 2017 at 9:51
  • Não obstante, parece que em português tem mais usos neutros que em outras línguas, vou modificar a resposta Commented Sep 27, 2017 at 9:54
  • Sim, esta seria a minha resposta preferida, se o significado da palavra fosse esse. Commented Sep 27, 2017 at 9:58
  • @FernandoCésarS. incluí a definição do Dicionário da Academia das Ciências onde podes ver a palavra sim significa o que descrevi. Commented Sep 27, 2017 at 10:49
1

Na realidade, "esnobe" seria a palavra mais precisa pra definir isso. Com o tempo, o sentido foi derivado, mas, originalmente, designava pessoas que, mesmo sem ter título de nobreza, apresentavam desprezo pelas classes inferiores.

Do inglês, "snob", do latim sine nobilitatis (sem nobreza).

6
  • Originalmente, a palavra inglesa snob siginificou sapateiro, depois foi termo pejorativo para pessoas de classe baixa, depois pessoa que imita pessoas de classe mais alta. A origem no latim "sine nobilitatis" é invenção (o significado nas primeiras ocorrências conhecidas é sapateiro). De qualquer modo nada disto corresponde ao sentido pretendido. O sentido moderno da palavra é o que mais se aproxima do sentido pretendido--rico que se acha superior por ser rico--mas não é bem, como já observou o Peixoto no comentário acima.
    – Jacinto
    Commented Sep 27, 2017 at 6:41
  • 1
    O dicionário também dá uma aceção diferente à palavra: não de discriminar os outros, mas de se julgar superior e altaneiro. É uma distinção pequena mas importante, que acho que invalida a palavra.
    – ANeves
    Commented Sep 27, 2017 at 11:41
  • @Jacinto, o snob como "sapateiro" é simplesmente homônimo à abreviação em latim. Eu acho muito complicado fazer uma afirmação tão categórica, como dizer que é invenção, quando claramente não há um consenso. Commented Sep 28, 2017 at 4:02
  • 1
    As fontes que eu consultei são consensuais: snob 'esnobe' e snob 'sapateiro' são a mesma palavra e não simplesmente homónimos: vê Oxford learner's dictionary (clica em "Word Origin"); Merriam-Webster e Etymoline. De qualquer maneira o voto negativo não é meu.
    – Jacinto
    Commented Sep 28, 2017 at 7:56
  • O voto negativo é meu. Não leves isso a mal, Pedro Alves, que eu gosto de ver gente nova por aqui e espero ver-te noutras perguntas e respostas. Mas acho que a pergunta tem imprecisões que precisam de ser corrigidas: talvez não dizer "seria a mais precisa"; corrigir o que dizes ser o significado de snob (que não bate certo com o do dicionário que eu apresentei) ou alternativamente fundamentá-lo com fontes; e corrigir a origem do significado inglês de "snob" ou alternativamente fundamentá-lo com fontes (para contrapor as fontes do Jacinto).
    – ANeves
    Commented Sep 28, 2017 at 16:04
1

Penso que a melhor opção é elitista.

5
  • outra opção ilipendiador Commented Oct 18, 2017 at 11:49
  • @AndréLyra não conheço essa palavra, você deve estar se referindo ao «vilipendiador», no entanto se for esta a palavra não creio que tenha o mesmo sentido, consulte a palavra «vilipendia»
    – Chigurh
    Commented Oct 21, 2017 at 0:38
  • Que ou aquele que vilipendia; que trata com desprezo. Commented Nov 8, 2017 at 11:55
  • @AndréLyra - sim, mas pode-se vilipendiar alguém por ser negro/mulher/judeu/homossexual/torcedor do Palmeiras. Não há nada específico em relação aos pobres na palavra "vilipendiador". Commented Nov 8, 2017 at 15:55
  • Pode-se usar palavras que passem a ideia de desvalorizar alguém como depreciador ou menosprezador Commented Nov 8, 2017 at 17:45

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.