3

Um primo de Portugal mandou-me um vídeo onde ouço uma senhora a fazer um discurso. Confesso que não entendi metade. Palavras muito estranhas. O vídeo é acompanhado de comentários onde lemos o seguinte:

O nosso medo é o conseguimento com que conseguiste ser presidente da A.R. .............e ainda continua na A.R. a escorraçar o povo das galerias e a passear com o nosso BMW topo de gama.

Nunca ouvi a palavra "conseguimento" antes. O Piberam define como "consecução" mas, embora sabendo que refere-se ao ato de conseguir alguma coisa, essa palavra também não faz parte do meu vocabulário. Minhas perguntas são:

1. Usa-se "conseguimento" em ptPT?
  2. "O conseguimento com que conseguiste" está correto?
  3. O que seria um BMW "topo de gama"?
6
  • (Eu escreveria "sabendo que se recebe". Mas talvez seja uma maneira diferente de escrever, no Brasil.)
    – ANeves
    Commented Oct 18, 2015 at 22:36
  • @ANeves Você quer dizer "se refere" ?
    – Centaurus
    Commented Oct 18, 2015 at 22:49
  • Refere, sim, isso! (Mas se for para receber, também não me importo.)
    – ANeves
    Commented Oct 18, 2015 at 22:56
  • @ANeves dicionarioinformal.com.br/refere-se
    – Centaurus
    Commented Oct 18, 2015 at 23:06
  • 1
    @Centaurus A questão é que o "que" (ou talvez a oração subordinada desenvolvida) pede a próclise. Em Portugal, a frase como a escreveste até causa alguma estranheza que força uma pessoa a voltar atrás. As exceções da colocação do pronome que vejo para o Brasil são no sentido de permitir a próclise em mais situações (como no início da frase), não de evitá-la, como fizeste.
    – Artefacto
    Commented Oct 18, 2015 at 23:20

1 Answer 1

5
  1. Usa-se "conseguimento" em ptPT?

Não particularmente, mas o significado é transparente porque o sufixo -mento é produtivo e significa processo, ação ou resultado (tal como, de resto, o sufixo "-ção"). Portanto, "conseguimento" será o processo, ação ou resultado de conseguir. Há de ser, assim, o mesmo que "consecução", essa já uma palavra mais comum. O CETEMPúblico tem 86 ocorrências do lema "consecução" e 7 de "conseguimento".

1. "O conseguimento com que conseguiste" está correto?

Certamente. A repetição da raiz é um jogo de palavras, não é qualquer coisa que se diria normalmente. Significa "a forma com que conseguiste". Neste contexto, o sufixo "-mento" indica processo.

1. O que seria um BMW "topo de gama"?

"BMW Topo de gama" significa "o melhor (ou um dos melhores) modelo na linha da automóveis da BMW". "Gama" tem aqui o significado 3. do Aulete Digital: "Conjunto de coisas variadas; SÉRIE: O vendedor ofereceu uma gama de opções."

Podes ver outros exemplos e como foram traduzidos para o inglês no Reverso Context.

Já agora, suponho que a pessoa a que o comentário se refere é Assunção Esteves. A forma como ela foi eleita para presidente da Assembleia da República (A.R.) não tem nada de extraordinário, mas já se sabe como são os comentários na Internet. O que houve foi uma novela completamente ridícula (mas merecida) com Fernando Nobre que antecedeu a eleição dela.

3
  • E o que seria A.R.?
    – Centaurus
    Commented Oct 18, 2015 at 22:23
  • @Centaurus Assembleia da República, o órgão legislativo unicameral do país.
    – Artefacto
    Commented Oct 18, 2015 at 22:24
  • No Brasil dizemos "topo de linha".
    – Centaurus
    Commented Oct 18, 2015 at 22:25

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.