1

O que significa "com jeito", como por exemplo no texto: "Acho que, com jeito, você teria descoberto a verdade"?

Pode ser "em jeito certo"?

1
  • "descobrido"? Que texto é esse? O particípio passado de descobrir é descoberto.
    – Artefacto
    Commented Feb 9, 2018 at 2:52

3 Answers 3

3

Uma definição nas linhas que você sugere poderia ser do jeito certo (*em jeito certo não estaria correto), mas uma melhor ainda seria com habilidade ou com cuidado.

O Michaelis nos dá:

Com jeito: a) com prudência; prudentemente; b) [fig] com cuidado; cautelosamente.

A Infopédia tem uma definição compatível:

com jeito com cuidado, convenientemente

Já o Priberam lista um significado que nunca vi em pt-BR:

com jeito • Com perfeição.

1
  • Acho que é a definição do Priberam que não é muito feliz. Com jeito significa aqui com cuidado, com habilidade. Por outro lado, uma coisa sem jeito é uma coisa infeliz.
    – Artefacto
    Commented Feb 9, 2018 at 2:54
1

"Com jeito" definido como "com habilidade", é uma expressão genérica. Dependendo do contexto e da "artimanha" usada, pode implicar comportamentos diversos, reprováveis ou não:

• com jeitinho - não tentar arrancar a verdade à força, ou então pedir a ajuda de uma terceira pessoa mais habilidosa, etc.
  • com cuidado ou tato - conversando cuidadosamente para não pisar nos calos e nem tocar em algum nervo que vá despertar emoções fortes.
  • com habilidade ou dextreza - perguntando diretamente, fazendo sua inteligência trabalhar a seu favor, demonstrando sinceridade e explicando a necessidade de se saber a verdade. Em suma, convencendo o seu interlocutor a lhe contar a verdade.
  • através de atos ilícitos - pagando uma propina, chantageando, ameaçando, etc.
  • com astúcia ou malícia - fingindo ser amigo, ouvindo atrás da porta, usando seu charme pessoal, etc.
0

Me parece que 'com jeito' não se fala muito em PT-BR. Aqui se usa muito uma expressão com inúmeros significados, 'jeitinho' (positivos ou negativos). Com jeitinho? 'Jeitinho' pode simbolizar (em meu entendimento) essa 'delicadeza' ao tratar com a/o outra/o.

Nesta frase específica que você coloca, eu entenderia, pelo contexto algo como "com a delicadeza adequada à situação" = com jeito...

2
  • Ouço muito as seguintes expressões aqui no Sudeste: com jeito você consegue, vê se dá um jeitinho , é sempre o jeitinho brasileiro, tenta de novo que com jeito vai, de qualquer jeito, não, de jeito maneira, não vou aceitar de jeito nenhum, você não tem jeito mesmo, que falta de jeito pra fazer as coisas, etc.
    – Centaurus
    Commented Feb 9, 2018 at 20:14
  • Na realidade 'de jeito maneira' é expressão do nordeste (de origem), as demais eu também ouvia (quando morava aí). Só que a construção como foi feita tá muito 'elíptica' pra ser pt-br... "acho que (se você tivesse feito/falado) com jeito, teria descoberto a verdade", pelo menos me parece... Commented Feb 11, 2018 at 0:13

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.