3

Motumbada é quando o operador da bolsa sofre um grande prejuízo. Muito obrigado.

https://forex-brazil.com/showthread.php?9473-G%C3%ADrias-do-mercado-financeiro

8
  • Pergunta p'ra eles. Acho que ninguém aqui vai saber. A origem deve ser africana: motumbá.
    – Lambie
    Commented May 5, 2021 at 17:25
  • Алексей Митрошин, será que não estás confundindo com "mó tombada" ou "mó tumbada"?
    – Schilive
    Commented May 5, 2021 at 18:38
  • Não. Em todas as fontes esta palavra se escreve assim. Por exemplo: «Continuando nos termos relacionados ao fracasso, nabo e, também, motumbada são expressões utilizadas para se referir a um grande prejuízo.» dicionarios-online.com/… Commented May 5, 2021 at 20:31
  • Não estou convencido que "motumbada" seja uma palavra e não uma frase. Acho que as pessoas se confundiram e escreveram "motumbada" em vez de "mó tombada" ou algo do gênero.
    – Schilive
    Commented May 5, 2021 at 22:46
  • Uma pedra de moinho a que tombou? Commented May 6, 2021 at 7:45

1 Answer 1

2

Sua origem aparentemente é "Motumbo", um personagem fictício cômico com um pênis de proporções inverossímeis.

O Corpus do Português revela postagens de 2013, já inacessíveis, que deixam claro que "motumbar" é usado com o significado de "ter prejuízo (financeiro)", mais especificamente do vulgarismo "foder-se (financeiramente)":

• A classe C que ` salvou' o Brasil da crise de 2008 está motumbada. Adeus viagem aérea.
  • amiga.. ainda bem que vc é mulher... uai pq? Vc será Motumbada. Que isso? é o Motumbo!!!

E o termo "Motumbo" tem ainda mais exemplos dessa época:

• entre em essa pirâmide e receba grátis uma visita semanla do Motumbo
  • meros espucaladores / amadores que amargarão o MOTUMBO!
  • e quando a ação minguar... nhac! O motumbo aparece e enfia a mandioca e fica com tudo a preço de nada!

O personagem "Motumbo" a que essas postagens provavelmente se referem foi aparentemente popularizado no Brasil por um programa humorístico (talvez o CQC ou o Pânico na TV) nos anos 2000s — o Google Trends registra a palavra desde 2004 (início dos registros) e revela um pico de interesse em 2007. E se poderia especular que o nome "Motumbo" foi inspirado pela palavra matumbo:

Cova em que se planta, de estaca, a mandioca.

Embora, como apontado pelo Jacinto, a palavra já seja encontrada em inglês num texto de 1999.

Essa gíria financeira não parece ser de uso amplo (em 2021), sendo apenas encontradas em sites pouco relevantes (e.g., 1, 2, 3 e 4), cujas datas de publicação sugerem ter sido cunhada em 2013 e pouco usada desde então.

9
  • Não acredito! Eu tive tal versão também, mas pareceu um pouco indecorosa. Você fez o meu dia! Muito, muito obrigado! Commented May 6, 2021 at 11:57
  • 1
    @АлексейМитрошин Clicando no "Share" sob a resposta. Pode também (up)votar, se achou útil.
    – stafusa
    Commented May 6, 2021 at 19:02
  • 1
    Não sei se conheces o Google Trends? Mostra que o nome Motumbo já circula na net desde pelo menos 2004 (tem de ser anterior a 2013 para poder ser a origem de motumbada); e em vários países; clica no Brasil, para ver só lá. Vi no Google geral que já em 2003 circulava uma anedota acerca de um Motumbo muito dotado...
    – Jacinto
    Commented Oct 4, 2021 at 8:16
  • 1
    Eu abri o primeiro desses links, CQM, vi data de 2010, não vi imediatamente nada acerca do Motumbo, e fui ver se encontrava mais antigo :). A "história do Motumbo" circulou em várias línguas. Tens uma em inglês com data de 1999.
    – Jacinto
    Commented Oct 4, 2021 at 9:01
  • 1
    Interessante, obrigado @Jacinto! Incluí suas referências na resposta. Me pergunto se, apesar da referência mais antiga (também procurei agora sem achar nada anterior a 1999) ser em inglês, se a origem seria brasileira...
    – stafusa
    Commented Oct 4, 2021 at 9:31

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.