3

Em uma pesquisa rápida eu li que a origem da palavra "frete" vem do idioma Holandês, isso está correto?

O site que eu li fala exatamente isso:

Veio para o nosso idioma de sua origem no Holandês VRACHT / VRECHT, “transporte de mercadorias e passageiros por água”.

Fonte: Origem das palavras

1 Answer 1

4

Parece estar correto, mas chegou ao português por meio do francês.

• Tanto o Dicionário etimológico de língua portuguesa (DELPo) do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa da USP, quanto o dicionário online Michaelis afirmam que frete se origina do francês fret, que significa carga em português. E dicionários de francês (por exemplo este, este e também este) confirmam que fret se origina da palavra vrecht do holandês médio [1] (que corresponde a vracht - frete, carga - em holandês moderno).

• O infopedia (Porto Editora) e o TheFreeDictionary, por sua vez, atribuem a origem ao alto-alemão antigo -- o que não necessariamente está em contradição com a informação anterior (DELPo e Michaelis), dado que este estágio da língua alemã cobre o período de 700 a 1050, enquanto o holandês médio foi usado de ~1100 a 1500.

-- Do antigo alto- al. freht, «recompensa», pelo francês fret, «custo do transporte de uma mercadoria»

-- (Do ant. al. freht)

[1]: Nota: vrecht, por sua vez, se originaria do holandês antigo (ou outra língua germânica antiga) frēht e, por fim, do hipotético protogermânico fra-aih-ti-, ou *fra- + *aihtiz.

3
  • Na minha terra existe a expressão "Fazer um Frete " que significa estar a ouvir ou fazer algo que lhe desagrada que lhe é indiferente , que preferia não estar a ouvir/fazer
    – ClMend
    Apr 23, 2020 at 12:05
  • 1
    @ClMend Não conhecia essa expressão, onde ela é usada?
    – stafusa
    Apr 23, 2020 at 12:07
  • 1
    Na Ilha da Madeira. É muito popular aqui.
    – ClMend
    Apr 23, 2020 at 12:08

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.