12

Tampouco é advérbio, possui o mesmo sentido de "também não". Por exemplo:

Você não quer ir ao cinema, eu tampouco.

tão pouco significa “muito pouco” refere-se à medida de tempo. Por exemplo:

Faz tão pouco tempo que estou aqui.

Acho estranha a grafia da palavra tampouco.

Qual origem desta palavra?

Por que é escrita assim?

1
  • De referir que em Portugal não se usa muito, acho que se usava mais em tempos antigos.
    – Jorge B.
    Jul 20, 2015 at 8:34

2 Answers 2

12

Significado

De acordo com o dicionário, tampouco não é sinônimo de tão pouco, mas sim tão-pouco.

É uma maneira de negar também = tão + bem. Mesmo que bem significa "muito" como advérbio de intensidade, pouco como advérbio significa "não muito". Compare:

Estou bem feliz.

Estou pouco feliz.

Estou feliz, e ela também.

Não estou feliz, e ela tampouco.

Grafia

Esta grafia segue um padrão de português, não é uma excepção.

Se escrevem:

• são e santa, não *sãota
  • irmão e irmandade, não *irmãodade
  • tão, também e tampouco, não *tãobém nem *tãopouco

Quase sempre, ão, ã, õe e ãe aparece numa palavra ou na última sílaba, ou logo antes de z. (Uma excepção é irmãmente.)

O som mais parecido com o ditongo ão é ã, também escrito an ou am. Antes de p ou b, é am e não an. Então, tão + pouco = tampouco é a grafia lógica para conformar ao padrão das outras palavras de português.

2
  • Acho que responde a pergunta do AP, mas me deixa com outra: por que usar uma junção de tão e pouco para dizer também não. Claro que o significado pode ter sido bem diferente muito tempo atrás, mas seria interessante entender também - o por quê que se usa essa palavra nesse sentido. Jul 18, 2015 at 19:15
  • @brazilianldsjaguar acrescentei uma comparação com outras palavras. Quanto a história do uso, não sei e não consigui encontrar nada.
    – Dan Getz
    Jul 19, 2015 at 18:39
6

De acordo com o site gramatica.net.br:

É composto por uma junção de duas palavras que viraram apenas uma: “tão” e “pouco”

Tão pouco

Essa expressão pode ser entendida como “muito pouco”, “pouca coisa”. É formada pelos Advérbios de intensidade “tão” e “pouco”. Normalmente é usado para expressar que algo foi realmente muito reduzido, escasso, curto. Para melhor entendimento do uso desta expressão veja alguns exemplos práticos:

Eles ficaram tão pouco tempo.

Não sabia que aqui tinha tão pouco espaço.

você mostrou tão pouco interesse.

Tampouco

Essa palavra é um advérbio, e funciona praticamente como o negativo de “também”. Pode ser facilmente substituído por “também não”, “nem” e “sequer”. É composto por uma junção de duas palavras que viraram apenas uma: “tão” e “pouco”. Não é a toa que a pronuncia seja tão parecida. A palavra é usada, praticamente, para reforçar alguma oração, frase ou expressão negativa já citada anteriormente. Veja alguns exemplos práticos para facilitar seu entendimento:

Não gostei do filme, tampouco do cinema.

Ela não me ama, tampouco me odeia.

Se você não quer brigar, eu tampouco!

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.