0

Qual é diferença entre despedir-se de e despedir-se?

Eu sei que despedir-se significa tchau, mas a outra também?

1 Answer 1

1

É a mesma coisa, simplesmente com despedir-se de estamos a dar informação extra -- quem foi cumprimentado ou de que trabalho uma pessoa se demitiu.

• O João despediu-se (da Marta).
  • O João despediu-se (do seu terceiro emprego em 3 meses).
7
  • Artefacto Eu vi que uma pessoa disse que "ela quer despedir-se de uma casa" e por isso eu pensei que isso significa falar tchau para sempre! Isso não é o caso?
    – Majid
    Commented Jan 6, 2018 at 1:55
  • @Majid É muito unusual alguém despedir-se de uma casa. (say good-bye to a/one's home) mas é possível. Você pode despedir-se de um cão, de um móvel, daquilo que você quiser. Mas é meio estranho. Quando a despedida é para sempre, geralmente "dizemos adeus à/ao".
    – Centaurus
    Commented Jan 8, 2018 at 1:13
  • @centaurus discordo inteiramente. Não há nenhuma incompatibilidade entre a expressão "despedir-se" e o fato de ser para sempre. A escolha entre os dois termos é meramente estilística. Não acho que "adeus" seria opção preferencial para despedidas definitivas.
    – mguima
    Commented Jan 8, 2018 at 4:41
  • @mguima Você não entendeu bem o que eu escrevi. Quando queremos deixar claro que uma despedida é para sempre, geralmente dizemos "adeus". "Despedir-se" pode ser para sempre ou não, o contexto é que vai deixar claro.
    – Centaurus
    Commented Jan 8, 2018 at 12:25
  • @centaurus 1. Não me parece polido iniciar uma comunicação com uma frase do tipo "você não entendeu". 2. Não sei qual seu conhecimento de português, se és nativo, mas "muito unusual" (a expressão que usaste) não so Seria BEM preferível algo como "não é muito usual". Unusual não é português. Deves estar for a de tua terra há tanto tempo que já começou a esquecer. 3. A parte do "geralmente dizemos" fica por tua conta. Eu discordo de que haja uma preferência por "adeus" em caso de permanência ou definitividade. 4. Não estou fora de minha terra e não estou confundindo idiomas.
    – mguima
    Commented Jan 10, 2018 at 1:00

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.