7

Qual é a diferença entre mas e mais?

Quais das frases abaixo estão corretas em relação ao contexto de porém?

Ele é pequeno, mas é bonito

Ele é pequeno, mais é bonito

7
  • Quando eu era supervisor dos transcritores de áudio, era muito comum erros desse tipo nos textos transcritos :) Jul 14, 2015 at 18:48
  • 3
    Esta pergunta quase me matava de ataque cardíaco!
    – Jorge B.
    Jul 15, 2015 at 8:38
  • E ainda assim, ganhei -2 pela pergunta :\ Jul 15, 2015 at 11:43
  • 1
    Parece simples mas causa muito transtorno, mais muito transtorno mesmo!
    – bCognusia
    May 19, 2016 at 20:25
  • 2
    @bCognusia esse segundo, em Portugal, seria comummente um «mas».
    – ANeves
    Jun 6, 2016 at 13:23

2 Answers 2

15

Mais

É usado com o sentido de adição, aumento ou soma.

Mas

É usado com sentido de oposição ou restrição

3
  • Fiquei furioso, mas mesmo muito! - não tem sentido de oposição ou restrição.
    – ANeves
    Jun 6, 2016 at 13:25
  • @ANeves tenho que concordar, irei revisar assim que possivel a resposta para torna-la mais correta ainda hoje Jun 6, 2016 at 13:28
  • (Não acho que a resposta esteja errada. Apenas que pode ficar ainda melhor. :)
    – ANeves
    Jun 6, 2016 at 13:33
5

Eu já trabalhei como revisor de textos durante um tempo e desenvolvi algumas técnicas pessoais para poder distinguir mas de mais.

Por exemplo, quando quero saber se é mas ou mais eu tento trocar a palavra por porém. Se tiver sentido, então é mas.

O mais tem, geralmente, o sentido de adição. Então creio que nesse caso dispensa substituições. Basta apenas lembrar se o sentido da palavra que representar uma adição ou não.

Exemplo:

Ele é meu amigo, mas às vezes é chato. Vira e mexe eu saio mais ele.

Ele é meu amigo, porém às vezes é chato. Vira e mexe eu saio mais ele.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.