6

Existe nomeadamente alguma situação em que um adjetivo seja apropriado e o outro não? No Aulete digital vem:

Monopolista a2g 1. Que diz respeito a monopolismo. 2. Diz-se de empresa ou pessoa que exerce monopólio.

Monopolístico a 1. Ref[erente] a monopólio, monopolismo e monopolista.

Não é óbvio qual seja a diferença. O dicionário da Academia das Ciências de Lisboa nem inclui monopolístico. Inclui outros pares semelhantes, como futurista e futurístico, mas também aí não é claro que haja diferença.

Então existe mesmo alguma diferença de significado? Apenas uma tendência para usar uma forma mais em certas situações e a outra forma noutras? Ou o que é? Não sei a diferença é a mesma para todos os pares de adjetivos -ista versus -ístico, mas se alguém tiver algo interessante a dizer acerca disso, eu gostaria de ler.

9
  • Se vai ver em inglês, (ou espanhol) monopolista é um subsantivo (noun) e monopolístico um adjetivo.
    – Paulo F.
    Feb 23, 2016 at 23:42
  • Sou economista, e não tenho essa ideia. Só para clarificar, monopolista é também substantivo, e.g. «um monopolista vende em dois mercados». A pergunta é sobre os adjetivos. Um mercado monopolista bate um mercado monopolístico 92 contra 21 no google books, e 4350 contra 360 no google search geral, o que parece confirmar a minha ideia e não a tua. (Tens que procurar um mercado ou o mercado, caso contrário o google não distingue português do espanhol.)
    – Jacinto
    Feb 24, 2016 at 10:31
  • Certo, eu arranjei a pergunta. Não foi uma boa resposta mas já editei. Se procurar em outras línguas vê-se que monopolista não é adjetivo se não substantivo.
    – Paulo F.
    Feb 25, 2016 at 11:31
  • Para mim, a diferença é que un mercado monopolista tem monopolio nele e ponto, e uma pessoa monopolista é proponente deste sistema. Um mercado monopolístico tem as cualidades de ser monopólio (sem haver de ser —ou não ser— monopólio). Uma pessoa monopolística teria de ter essas qualidades monopolistas que acho possível mas improvável haha. Mas fundamento esse entendimento por outras línguas que falo, parece-te o mesmo no português? Mar 27, 2016 at 22:06
  • 1
    @Pedro, ah, eu ainda não tinha o Houaiss quando escrevi esta pergunta. No dicionário da Academia também não. Mas eu já vi a palavra usada muitas vezes, e vem noutros dicionários.
    – Jacinto
    May 19, 2017 at 18:17

1 Answer 1

1

Quando leio adjetivos sufixados com 'ístico(a)', apreendo que o adjetivado não tem toda a essência do adjetivo, porém possui apenas caráter dele. Isto é, um "Lorem Ipsumístico", é um Lorem com aspectos, características, caráter próprio de Ipsum, porém não se define fundamental e completamente por ele.

Quanto ao "ista", pressuponho que trata-se daquele que, embora não necessariamente em integridade, é próprio do adjetivo em principalidade, ou que é o único adjetivo que importa em dado contexto. E.g., "o homem empirista", o homem certamente não possui apenas o empirismo em sua vida — provavelmente tem opinião política, profissão, hobbies —, porém no contexto de epistemologia, o fato de ele ser ateísta, ambientalista, ou o que seja, não importaria normalmente; e também não se trata de o homem ser meio empirista, ou incorporar aspectos empiristas, ele é empirista.

Monopolista, como adjetivo, seria algo que sobretudo pratica o ato de fazer monopólio, ao passo que monopolístico seria um que adota elementos dignos de associação à prática do monopólio.

Bem como pode ser estabelicido um paralelo com o inglês, 'Yeah, he is punk-ish", "Ele é meio punk-ístico" (alguém que se relaciona com o movimento punk).

Etimologicamente, o prefixo 'ístico' é a combinação dos gregos -ιστής e -ικός (-ista e -ico(a)); enquanto que o 'ista' provém do supracitado.

Alguns vocábulos entretanto, formam adjetivos com denotação equivalente com ambos os sufixos. A exemplo: 'holismo' sintetiza tanto 'holista' quanto 'holística', os quais denotam o mesmo.

Sobre ambos os sufixos.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.