10

Quando quero dizer que tenho interesse em uma pessoa o correto seria dizer:

• Afim
  • A fim

Qual é o correto?

2
  • Acho que A fim é relacionado à finalidade Commented Jul 14, 2015 at 18:56
  • corrigido :) :) :) Commented Jul 14, 2015 at 18:58

3 Answers 3

6

A palavra afim e a expressão a fim são pronunciadas de forma idêntica. Porém, a grafia delas faz toda a diferença.

Afim é classificada como adjetivo, que significa afinidade, proximidade, semelhança:

História e Direito são matérias afins.

Por outro lado, a expressão a fim é classificada como locução prepositiva, cujo significado indica finalidade, objetivo, propósito:

João estudou a fim de passar na prova.

Fonte: Aprender Português

9
  • A fim indica finalidade, objetivo, vontade.

• Afim indica afinidade, semelhança, proximidade.

Estar a fim de uma pessoa, neste caso, está relacionado a ter vontade de [estar com] uma pessoa, e não a ter afinidade com a pessoa.

Fonte: http://www.mundoeducacao.com/gramatica/afimou-fim-de.htm

0

Para este caso, usar-se-ia afim, que é um substantivo ou um adjectivo, dependendo do contexto (neste caso é um adjetivo, acho). A fim significa o mesmo que com o objectivo de e é uma locução prepositiva.

1
  • 1
    Não, pá, enganaste-te. Os brasileiros dizem "estou a fim daquela garota" (aquela garota é objetivo meu; vê também o Aulete); não dizem "estou afim daquela garota" = "estou com algum parentesco/semelhança relativamene àquela garota"?
    – Jacinto
    Commented Jun 24, 2019 at 18:56

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.