5

Fiquei com essa dúvida enquanto escrevia uma pergunta.

A frase original é:

Seria melhor se as respostas sempre fossem marcadas como "community wiki", permitindo que mais pessoas "atualizem" a resposta para a respectiva "nacionalização"

Minha dúvida está aqui: "atualizem" a resposta para a respectiva

Qual seria o correto:

1. Seria melhor se as respostas... permitindo que ..."atualizem" a resposta para a respectiva...
  2. Seria melhor se as respostas... permitindo que ..."atualizem-nas" para a respectiva...
  3. Seria melhor se as respostas... permitindo que ..."atualizem-as" para a respectiva...
  4. Seria melhor se as respostas... permitindo que ..."atualize-as" para a respectiva...

A primeira contém a palavra resposta, as outras três não.

1
  • 1
    Apagando_tudo, as coisas são um pouco mais complicadas. O autor não pode apagar a sua pergunta se esta tiver uma reposta com votos positivos, como é o caso desta (vê aqui). Apagar ou vandalizar o texto da pergunta é possível por enquanto. Mas quando isso aconteceu no passado, um moderador fez rollback e lock na pergunta. Eles têm o direito de fazer isso, porque ao postar texto no site nós cedemos à StackExchange o direito de usar esse texto como quiser (vê Terms of Service, ponto 3).
    – Jacinto
    Feb 28, 2017 at 10:24

1 Answer 1

6

O problema na frase é que "as respostas" não se encontra no mesmo número. Opcionalmente a oração subordinada poderia manter o sujeito da oração principal. Eis a frase com as falhas identificadas a negrito:

Seria melhor se as respostas sempre fossem marcadas como "community wiki", permitindo que mais pessoas "atualizem" a resposta para a respectiva "nacionalização"

O uso do pronome oblíquo átono é opcional. Segundo o artigo:

Quando o verbo termina em som nasal, o pronome assume as formas no, nos, na, nas.

Atualizem termina em som nasal e por isso deve ser usado "atualizem-nas"

Ainda assim, segundo o comentário do @Jacinto e suportado pelo infoscola, a conjunção que obriga que pronome seja colocado antes do verbo (próclise)

(2) Com conjunções subordinativas: quando, se, porque, que, conforme, embora, logo, que.

• Quando se trata de comida, ele é um “expert”.
  • É necessário que a deixe na escola.
  • Fazia a lista de convidados, conforme me lembrava dos amigos sinceros.

Por isso a frase correta seria, com o pronome:

Seria melhor se as respostas sempre fossem marcadas como "community wiki", permitindo que mais pessoas as "atualizem" para a respectiva "nacionalização"

Sem o pronome:

Seria melhor se as respostas sempre fossem marcadas como "community wiki", permitindo que mais pessoas "atualizem" as respostas para a respectiva "nacionalização"

Como sugeri anteriormente o sujeito poderia ser mantido:

Seria melhor se as respostas sempre fossem marcadas como "community wiki", permitindo que sejam atualizadas por mais pessoas para a respectiva "nacionalização"

5
  • "permitindo que mais pessoas atulizem-nas" não é gramatical; a conjunção que pede a próclise.
    – Jacinto
    Feb 17, 2017 at 19:34
  • @Jacinto Culpa da fonte que consultei, nao diz nada sobre o assunto. Vou corrigir apontando uma fonte que suporte a ideia. Feb 17, 2017 at 19:45
  • Eu uso sempre a próclise em frases dessas, e soam-me estranhas com ênclise; mas fui ver ao Cunha e Cintra por descargo de consciência. Mas há milhentos de sites a explicar a colocação pronominal. Googla "colocação pronominal" e encontras logo uma meia dúzia.
    – Jacinto
    Feb 17, 2017 at 19:50
  • O pessoa põe frequentemente arrobas dentro das respostas; mas aí isso não emite notificações.
    – Jacinto
    Feb 20, 2017 at 11:08
  • @Jacinto eu sei disso. É só mesmo para dar crédito ao comentário. Feb 20, 2017 at 11:11

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.