3

Existe alguma possibilidade do uso do verbo ser no seguinte exemplo:

Quando é escuro.

Eu acredito que correto seria o uso do verbo estar:

Quanto está escuro.

Acredito que no português do Brasil a única alternativa é utilizar o verbo estar. No português de Portugal ou outros paises de língua portuguesa existe possibilidade de usar o verbo ser?

Pergunta relacionada: Difference between ser and estar.

[ATENÇÃO: A PERGUNTA ESTÁ SEM CONTEXTO NECESSITA SER EDITADA]

2
  • 1
    Bem-vindo ao site. Vou editar a tua pergunta, nomeadamente para se compreender logo pelo título do que é que se trata. É que já existe outra pergunta com título parecido, mas que é bastante diferente. Pode sempre desfazer as minhas alterações se não gostares delas.
    – Jacinto
    Commented Nov 28, 2015 at 21:00
  • 1
    Já cá tens a tua pergunta de volta.
    – Jacinto
    Commented Nov 30, 2015 at 8:30

2 Answers 2

2

Sim, é possível usar ambas as frases.
E parece-me que seriam usos válidos também em Português do Brasil.

• Quando tens mais medo? No lusco-fusco, ou quando está escuro?
  • Quando está escuro. Sem sombra de dúvida!

• Quando é que é perigoso mergulhar no mar?
  • Quando é escuro. Se não vemos o fundo, não devemos mergulhar, não te lembras daquela campanha "não mergulhes no escuro"?!? (... E quando está bandeira vermelha, etc.)
5
  • No teu primeiro exemplo, não seria também possível responder, "Quando for escuro?" Já agora, não é "as frasew", é um nadinha mais à direita.
    – Jacinto
    Commented Nov 30, 2015 at 10:48
  • Seria, @Jacinto ; troquei de exemplo. Tentei usar especificamente a forma verbal que o autor da pergunta usou... embora me pareça que seria suficiente demonstrar um uso válido do mesmo verbo.
    – ANeves
    Commented Nov 30, 2015 at 10:55
  • Mas para ilustrar a possibilidade de ser, eu até prefiro o exemplo "volto a casa quando for escuro" (estiver também me parece bem) do que o do mar. Parece-me que o mais correto no caso do mar é "onde é escuro" e "quando está escuro."
    – Jacinto
    Commented Nov 30, 2015 at 11:00
  • Concordo. Mas não vejo maneira de revirar o discurso no exemplo para ficar assim.
    – ANeves
    Commented Nov 30, 2015 at 11:18
  • aqui uns comentários relevantes do OP, com exemplos que ele encontrou de "quando é escuro".
    – Jacinto
    Commented Nov 30, 2015 at 14:54
2

No Brasil, diferenciamos assim:

Quanto a Ser

É escuro: situação em que ser escuro é um aspecto natural, imutável e que não é alterado.

Exemplo: "Você pode diferenciar a cobra venenosa de uma sem veneno pela sua mandíbula, quando é escura."

Explicando a frase: Podemos ler, na frase, que existem cobras de mandíbulas escuras e claras, mas que elas não alteram de cor, são e ponto. Isso diferencia as espécies.

Quanto a Estar

Está escuro: situação em que estar escuro é uma possibilidade, e não o fato do "escuro" sempre estar lá.

Exemplo: "O céu, quando está escuro, representa a noite."

Explicando a frase: O céu pode estar escuro e estrelado, porém, dentro de algumas horas, ele pode estar claro e iluminado pelo sol. O escuro se torna claro, é algo passageiro.

Obs: Eu não entendo nada de cobras, apenas utilizei uma situação hipotética para explicar o uso hahahahahaha.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.