4

O Priberam classifica "não" como advérbio ou substantivo masculino. O léxico online não cita a classificação gramatical. Por outro lado, além de não conseguir classificar, não consigo perceber o "não" como negação nessa frase:

O que ela não diria se soubesse que já fui um presidiário

Parece mesmo querer dizer o contrário: "O que ela diria?"

1
  • Uma questão muito mais interessante do que poderá parecer à primeira vista. O que um não não consegue fazer numa frase!
    – Jacinto
    Commented Aug 30, 2015 at 17:45

1 Answer 1

5

Na frase

O que ela não diria se soubesse que já fui um presidiário

a palavra não, gramaticalmente, é um advérbio que qualifica diria. Quanto ao significado, o não introduz um elemento retórico: o ex-presidiário insinua que ela diria coisas muito negativas se soubesse do seu passado. O efeito retórico é reforçado se a frase terminar com ponto final ou de exclamação em vez de interrogação. Já a frase

O que diria ela se soubesse que já fui um presidiário?

indica apenas curiosidade genuína em saber o que ela diria: diria ela, "Seu cafajeste..." ou "Seu tolinho, porque não me contou? Estava com medo da minha reação..." Um elemento retórico poderia também ser conseguido na frase original tirando o não e introduzindo uma entoação apropriada, que se consegue reproduzir na escrita apenas imperfeitamente:

O que ela diria se soubesse que já fui um presidiário.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.