2

Por favor, expliquem o que significa a expressão "mar virado".

4
  • Antes de perguntar aqui, procura num dicionário, por favor. Aqui é preciso mostrar um pequeno esforzo de pesquisa.
    – Lambie
    Commented Jan 6 at 23:02
  • 1
    I’m voting to close this question because this is basic meaning that can be found in the dictionary.
    – Lambie
    Commented Jan 8 at 17:43
  • Permitam-me discordar, eu não sei qual é o significado dessa expressão nem encontrei no dicionário. Pode dar mais contexto por favor?
    – Jorge B.
    Commented Jan 11 at 12:11
  • Depois de ver a resposta e o comentário do Centaurus entendi o significado, aqui em Portugal costumamos dizer que o "mar está bravo".
    – Jorge B.
    Commented Jan 11 at 12:15

1 Answer 1

3

Significa "mar agitado"; um mar com muitas ondas, violento.

O seguinte significado extraído do dicionário online Priberam se encaixa:

6.[Portugual, Informal] Furioso, zangado. (ex.: só a vi virada uma vez, mas não foi bonito de ver).

8
  • 1
    No Brasil usa-se muito em náutica: "é melhor não sairmos hoje, o mar está muito virado".
    – Centaurus
    Commented Jan 9 at 13:05
  • @Centaurus curioso nunca tinha ouvido isso. Aqui dizemos que o "mar está bravo!"
    – Jorge B.
    Commented Jan 11 at 12:14
  • 1
    @JorgeB. Aqui também dizemos o mar está bravo ou está muito agitado. Mas, de um modo geral, conforme eu expliquei, apenas as pessoas que vivem da pesca, o caiçara, ou aqueles que praticam pesca esportiva, dizem que "o mar está virado".
    – Centaurus
    Commented Jan 11 at 22:22
  • 1
    @JorgeB. Aprendemos algo novo todos os dias :) Commented Jan 12 at 13:18
  • 1
    Caiçara é o indivíduo que nasceu e cresceu em região costeira, longe das cidades, e que sempre tirou o seu sustento do mar.
    – Centaurus
    Commented Jan 13 at 17:23

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.