3

Por vezes se encontram em notícias policiais (por exemplo aqui, e aqui) o uso da palavra "masculino" para denotar uma pessoa do sexo masculino (meu destaque):

No local, os policiais abordaram um masculino, que estava com droga e alegou ter adquirido o entorpecente de duas mulheres.

Corpo de um masculino é encontrado na lagoa do Parque de Eventos

Pergunta: Esse uso parece ser raro e não o encontrei em nenhum dicionário. Seria um jargão policial, ou apenas um erro?

Outras vezes, a palavra parece ser usada para denotar "masculinidade" ou "concepção de masculinidade", como aqui e aqui:

"O homem é alguém em crise permanente devido às definições que ele mesmo criou para si", diz. Assim, surgiu um homem violento, desafetuoso e intolerante. "O problema do masculino, no contexto do patriarcado, é que ele se julga o dono do pedaço."

São comportamentos destrutivos, interna e externamente, conectados a uma visão de mundo que entende o masculino como superior ao feminino

Pergunta: Se trata de uma figura de linguagem, ou apenas liberdade poética?

6
  • 1
    Parece ser jargão de policia que se encontra também na mídias no Brasil: Acho que não vou colocar uma resposta. :) A mulher relatou que o masculino que [era] alcoólatra e não possuía moradia fixa, teria invadido a residência que pertencente a um de seus irmãos, já há alguns dias. acidadeonline.com.br/post/…
    – Lambie
    Commented May 3, 2022 at 18:00
  • Pois é, @Lambie, com mais esse exemplo, começo a suspeitar que esses textos policiais estão apenas mal escritos...
    – stafusa
    Commented May 3, 2022 at 20:02
  • Acho que as coisas podem evolucionar com o tempo. Porque senão teriam que haver escrito algo como: sujeito de sexo masculino. né? Será que dizem um feminino também?
    – Lambie
    Commented May 3, 2022 at 21:08
  • 1
    Parece-me errado por não ter sentido completo. Eu não diria "As crianças compraram uma delícia." ou "A mãe encontrou uma gentil ao voltar para casa.". O que é uma delícia? Quem é gentil?
    – m26a
    Commented May 4, 2022 at 11:25
  • Paraíba masculina Muié macho, sim sinhô :) Conhece a canção?
    – Lambie
    Commented May 4, 2022 at 15:38

1 Answer 1

1

Em dicionários (Priberam e Michaelis), encontrei o sentido da palavra "masculino" como substantivo apenas no sentido de denotar qualidades de "macho"; portanto, os dois últimos exemplos na pergunta são válidos.

O problema do masculino, no contexto do patriarcado, é que ele se julga o dono do pedaço.

São comportamentos destrutivos, interna e externamente, conectados a uma visão de mundo que entende o masculino como superior ao feminino

No entanto, nada encontrei que indique esta palavra como sinônimo de "homem", "sujeito, do gênero masculino", "suspeito", ou nada que possa encaixa-se nestes contextos; minha conclusão é a mesma que @m26a (na seção de comentários): Parece-me errado por não ter sentido completo.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.