5

Tenho algumas dúvidas de quando usar as palavras referenciadas no titulo, em frases como:

• A janela está (meio/meia) aberta?
  • Ela está (meio/meia) cansada.

Gostaria de saber como usa-las de maneira adequada a cada situação.

2 Answers 2

5

Meio é aí um advérbio (significa um pouco, um tanto) e é portanto invariável. Assim:

A janela está meio aberta.
Ela está meio cansada.

Quando meio é adjetivo indicando fração, então aí concorda com o nome:

Comi meia maçã.

5
  • Na gíria "isso é meia boca", da qual significa "mais ou menos", então o certo seria "Isso é meio boca", pois significa "um tanto"? isso?
    – David
    Commented May 22, 2019 at 17:00
  • E quando usar meia?
    – David
    Commented May 22, 2019 at 17:01
  • @David adicionei mais qualquer coisa. Quando a isso é meia boca, não conheço a expressão.
    – Artefacto
    Commented May 22, 2019 at 17:08
  • 1
    @Artefacto "meia-boca" é uma expressão informal usada principalmente em São Paulo. Muito provavelmente desconhecida em Portugal.
    – Centaurus
    Commented May 24, 2019 at 0:44
  • Estás certíssimo, Artefacto. Mas acho que valha a pena notar que Machado de Assis já disse «Os olhos chisparam e trocaram a expressão usual por outra, meia doce e meia triste».
    – Schilive
    Commented May 5, 2022 at 18:18
1

Um caminho é aplicar o oposto. Meio fechado/ meio aberta. Meio cansada/meio descansada (metade/metade). No caso da maçã isso nunca é possível porque, no mínimo, haverá um flagrante erro de concordância. Um abraço

1
  • Não me parece que seja um bom teste: ela é meio mulher, meio égua.
    – Artefacto
    Commented May 27, 2019 at 17:36

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.