3

Há um tempo, usava-se esse palavreado em propagandas de eletrônicos em comerciais televisivos aqui no Brasil. Atualmente já nem vejo mais dizerem isso, nem outras variáveis que já nem me lembro mais quais eram.

O que queriam dizer, visto que o “súper” parece ser o mais inferior; o “híper”, o segundo mais inferior; e assim respectivamente? Seria uma forma de dizer que é o bom, o melhor, “o mais melhor”, “o mais melhor que o melhor”, etc., que é o topo de linha, ou mesmo não sendo o topo de linha, uma forma de atrair o público-alvo?

3
  • Sou brasileiro e nunca vi propaganda dizendo isso, talvez pela minha idade, mas é comuníssimo eu e com quem convivo dizermos isso aí. Sempre interpretei essas palavras como sinónimos para advérbio “muito”, tanto que é normal eu falar “isso é hiper legal”, por exemplo. Porém, “súper”, “híper”, “mega” e “ultra” são apenas sufixos, para o Priberam e Aulete... “Blaster” eu não encontrei em dicionários... Fico curioso para ler a futura resposta.
    – Schilive
    Commented Dec 20, 2020 at 18:38
  • 1
    Quando eu era criança (últimas décadas do milênio passado) existia uma hierarquia entre estes prefixos: Super < Hiper < Ultra. Coroborando esta hipótese, existiam mercados normalmente de bairro, menores. Existiam supermercados, maiores, com todo tipo de produtos. E por fim foram criados os hipermercados, supostamente, ainda maiores, com itens os mais variados, de comida a pneus automotivos, p.ex..
    – gmauch
    Commented Mar 8, 2023 at 12:43
  • Mega é um prefixo do sistema Internacional de Unidades, que indica um milhão. Blaster, para mim, como indicativo de tamanho é novidade, parece um pouco deslocado seu uso com relação aos outros termos da pergunta.
    – gmauch
    Commented Mar 8, 2023 at 14:50

2 Answers 2

1

Não chega a ser considerado propaganda enganosa, é apenas o uso de linguagem estrondosa, exagerada, hiperbólica, com o objetivo mais de chamar a atenção que de enganar.

Essas palavras específicas são coloquiais, neologismos ou anglicismos. O prefixo "super-" é um:

elemento de formação de palavras que exprime a ideia de superioridade

e dele se deriva o "súper", que em parte já até está dicionarizado:

advérbio coloquial muito; bastante
Do elemento de formação super-

Informalmente se pode fazer o mesmo com hiper-, mega-, blaster (detonador, destruidor, etc.), ultra-, etc.

Se seu uso tem diminuído, provavelmente se deve apenas a ter saído de moda, sendo substituído por outras formas de chamar atenção do consumidor, como se fez com a introdução da "Black Friday" no Brasil.

8
  • O OP nos apresenta duas perguntas: o significado das palavras/prefixos, e se elas são usadas como propaganda enganosa. A primeira é fácil de responder e apresentar referências. A resposta à segunda, no entanto, será sempre baseada em opinião. Concordo com a sua, mas não deixa de ser uma opinião.
    – Centaurus
    Commented Dec 21, 2020 at 12:49
  • @Centaurus, concordo. Devemos sugerir que o OP remova essa pergunta da postagem? (Daí eu removeria também minha resposta.)
    – stafusa
    Commented Dec 21, 2020 at 13:19
  • Devido à qualidade da sua resposta, acho que é uma contribuição que deveria ser mantida.
    – Centaurus
    Commented Dec 21, 2020 at 13:58
  • @Centaurus e Stafusa, lembremo-nos que perguntas de opinião não são permitidas, tanto que é possível fechar uma pergunta exatamente por isso.
    – Schilive
    Commented Dec 21, 2020 at 16:20
  • @Schilive, você poderia remover o Seria isso propaganda enganosa na qual o povo já não cai mais? da pergunta, ou sugerir que o OP o faça, se julgar que é o mais adequado.
    – stafusa
    Commented Dec 21, 2020 at 16:55
1

Lembro que era bem comum essa frase há uns 7 ou 8 anos, adicionada de "master" no fim, e encontrei até uma tese de linguística sobre o tema, em relação do uso comum da expressão, muito mais do que seu uso como prefixos (https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7174), mas havia discordâncias de qual seria maior: mega ou hiper, ultra ou master e por aí vai.

Seguindo essa linha da tese, de Linguística Centrada no Uso, vale lembrar que logo depois veio o "uber" (https://oglobo.globo.com/rio/mega-blaster-uber-17051022) e fomos descobrindo novas grandezas na escala - como o tera, peta, exa etc. - enquanto a frase foi aparentemente caindo em desuso, mas ainda vejo com certa frequência nas redes como o Twitter.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.