2

Queria saber alguns exemplos de nomes próprios femininos que são de origem Portuguesa?

Ou seja, os prenomes antropônimos cuja etimologia não tem origem em linguas estrangeiras.

Um exemplo do masculino, Viriato.

4
  • Hmm, se é como Viriato, então nome de origem geográfica portuguesa?
    – Dan Getz
    Commented Aug 15, 2020 at 19:07
  • Nome próprio de pessoa (não toponímio) cuja origem não seja grega, latina, ou germânica. Um nome com origem autóctone da Lusitania. Mais ainda do que pré-Indo-Europeu ou Celta, cujo uso seja só conhecido nesta região. (Acho difícil não terem inventado nenhum nome por cá, que sejam tudo influências e produtos de outros lados.)
    – bad_coder
    Commented Aug 15, 2020 at 19:51
  • Seriam nomes de origem lusitana? Commented Aug 19, 2020 at 19:44
  • @ErgativeMan sim. Pelo que percebi, até agora, os nomes habitualmente são remetidos para origens atingas tipo"Indo-Europeu", ou até "proto.Indo-Europeu". Como os linguistas chegam a isso? Por comparação de fonemas por grupos linguisticos. Mas como já disse, acho difícil não haver nomes de origem Lusitana que fossem únicos de cá, ou pouco usados fora daqui ou com origem histórica mais antiga conhecida cá. Claro que difícilmente ia escapar dos fonemas habituais, mas mesmo assim algo próprio. E sim, estou a pensar Lusitano (de preferência) que não seja Celta-Ibero, nem Fenício, etc...
    – bad_coder
    Commented Aug 19, 2020 at 20:08

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Browse other questions tagged or ask your own question.