Qual é o mais correto falar ,morrer de câncer ou morrer com câncer, estou com essa dúvida pois já ouvi pessoas falando dos dois jeitos.
3 Answers
Ambas estão corretas, mas de é (marginalmente) mais claro, já que indica necessariamente a causa da morte, enquanto com pode indicar circunstâncias presentes por ocasião da morte, mas que não contribuíram para ela. Por exemplo, é pelo menos possível dizer algo do género:
Morreu com um cancro avançado no pâncreas, mas a causa da morte foi mesmo o camião que o atropelou.
Usar aqui de é impossível.
-
então no caso do câncer seria mais correto dizer a pessoa morreu de câncer? Commented Aug 6, 2018 at 12:38
Em pt-BR, fazemos a seguintes distinção:
"morrer de" refere-se à causa mortis. Quem morre, morre de alguma coisa (causa)
- Ele morreu de AIDS.
- Ela morreu de tanto rir.
- Meu avô morreu de câncer (ou "cancro" em pt-PT) na próstata.
"morrer com" também é usado, mas em contexto bem diferente.
- Ele morreu com apenas 34 anos.
- Ele morreu com um tiro na boca.
- Ele morreu com a esposa (junto com) em um acidente.
Para indicar a causa mortis, "morreu de" é idiomático.
Em tempo: em pt-BR, cancro é, mais frequentemente, um termo utilizado pelo leigo para designar dois tipos de DST.
-
Eu vi certa vez uma paletar de uma Medica que disse que não realmente não a registros de pessoas que Morreram de AIDS pois essa doença baixa imunidade e os pacientes morem com outras doenças como gripe ou infecção por conta da baixa imunidade... por isso disse que as pessoas morem com AIDS Commented Aug 6, 2018 at 12:35
Morreu com um cancro = ele tinha um cancro quando morreu.
Morreu de cancro = cancro foi a sua causa de morte.