Então, qual seria tal palavra? Por exemplo, imagine uma situação em que uma pessoa A conta a seu amigo, pessoa B, que uma janela em sua casa quebrou e sua substituição será um tanto custosa. A pessoa B, então, conta a seu amigo, pessoa C que "a janela da pessoa A explodiu e sua reposição poderá possivelmente levar A à falência." Procuro uma palavra que não seja "exagerar", visto que essa não carrega obrigatoriamente uma conotação negativa.
-
2Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que incide quando há exagero propositado em um conceito para definir algo de forma dramática, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico. Em termos simplificados, a hipérbole consiste na expressão evidentemente exagerada de uma ideia.– André LyraCommented Feb 9, 2017 at 13:24
5 Answers
Não ficou claro o contexto (formal? informal? jurídico? profissional?), mas dramatizar
tem um significado próximo do que você procura. A palavra em si não tem um significado literal negativo (por exemplo, dramatizar um livro), mas tem a conotação negativa que você procura.
"Não seja tão pessimista, pessoa B, você está dramatizando a situação."
Acho um pouco formal demais para falar com um amigo, porém. Seria melhor dizer fazer drama
.
"Não seja tão pessimista, pessoa B, você está fazendo drama [da situação]."
-
1Complementando: o dicionário Priberam reconhece a expressão "fazer (um) drama".– ANevesCommented Feb 18, 2017 at 5:31
Se me permitem vou sugerir uma expressão idiomática.
Você está fazendo uma tempestade no copo d'agua. É uma expressão de uso recorrente para expressar a dramatização de determinado acontecimento.
Nesta frase, figurativamente, um grande e intenso fen{#ó|ô}meno meteorológico ocorre num pequeno recipiente de água, apresentando, portanto, um contraste muito evidente. Como se trata de uma impossibilidade fisica, mostra-se que há reacções ou preocupações que são desproporcionadas em relação à pouca relevância dos seus motivos.
Para o exemplo que tu dás, "a janela explodiu", eu costumo usar a expressão "fazer terrorismo psicológico".
- Fulano gosta de fazer terrorismo psicológico. Não é capaz de contar alguma coisa sem aumentar dez vezes os aspectos negativos.
Temos também um provérbio de conotação neutra:
- "Quem conta um conto, aumenta um ponto".
"dramatizar" não é adequado, porque dramatizar está relacionado a "encenar uma peça"
"terrorismo psicológico" também não está adequado, porque isso só aconteceria se, no caso do exemplo, a idéia for "agredir" a pessoa C.
Acho que a melhor definição seria exagerar, exorbitar,abusar, e "Exacerbar".
-
1terrorismo psicológico está a ser usado no sentido figurativo pelo Centaurus. Commented Feb 17, 2017 at 20:46
-
1Não concordo com a tua crítica sobre dramatizar. Segundo o dicionário Priberam, dramatizar pode tanto estar relacionado tanto (1) com "tornar dramático, comovente ou interessante" como (2) com "encenar uma peça". Aliás, ainda segundo o Priberam, fazer um drama é "exagerar a gravidade ou o aspecto negativo de algo."– ANevesCommented Feb 18, 2017 at 5:29
-
você não concorda comigo por escrever "encenar uma peça" mas concorda com o Priberam por escrever "(2) com 'encenar uma peça'." ? Além disso, a pergunta é sobre "fazendo-a parecer pior" e não "dramática, comovente ou interessante". Commented Feb 18, 2017 at 12:51
-
1@CorreadaSilva Voce nao deve ter visto bem o segundo link de ANeves. Mais uma vez fazer um drama está a ser usado no sentido figurativo
[Figurado] Exagerar a gravidade ou o aspecto negativo de algo.
Commented Feb 18, 2017 at 14:43