Vi um Inglês usar o verbo "acquiesce" e achei super elegante. A palavra "soou-me" familiar, por tudo, cada letra, sílaba, morfema. Foi com e sem surpresa, que descobri existir a mesmíssima palavra em Português, com origem no latim é claro.
Então a minha primeira pergunta é se alguma vez leram ou ouviram a palavra "aquiescer"? Eu nunca tinha visto tal vocábulo...
Depois, o "condescender" é palavra que evito (como podem ver na citação) tem um duplo sentido plenamente contraditório. Um antítese-vocábulo, um paradoxo semântico. (Em Inglês vejo o adjectivo ser usado quase sempre com conotação negativa, e o verbo mais vezes com conotação positiva.) Vocês usariam esta palavra como? E usam-na?
Por fim, estou um bocado cansado do transigente/intransigente; deferir/indeferir. O último par é mais burocrático, o primeiro pessoal.
Mas aparte o "obtemperar" (que acabei de descobrir, acho encantador, mas impossível de ser usado no quotidiano) não encontro uma palavra alternativa ao par ceder/aceder que seja pura virtude da mansidão e humildade, no sentido de tornar a concórdia um bem, e força de uma aparente fraqueza.
Alternativas (no sentido deste último parágrafo)?
con·des·cen·dên·ci·a
(condescender + -ência)
substantivo feminino
Acção de condescender.
Qualidade do que é condescendente.
Flexibilidade de carácter que se acomoda ao gosto e vontade doutros.
Deferência.
Indulgência, transigência.
Superioridade arrogante ou paternalista em relação a algo ou alguém.
"condescendência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2020, [consultado em 09-02-2020].