2

Vi um Inglês usar o verbo "acquiesce" e achei super elegante. A palavra "soou-me" familiar, por tudo, cada letra, sílaba, morfema. Foi com e sem surpresa, que descobri existir a mesmíssima palavra em Português, com origem no latim é claro.

Então a minha primeira pergunta é se alguma vez leram ou ouviram a palavra "aquiescer"? Eu nunca tinha visto tal vocábulo...

Depois, o "condescender" é palavra que evito (como podem ver na citação) tem um duplo sentido plenamente contraditório. Um antítese-vocábulo, um paradoxo semântico. (Em Inglês vejo o adjectivo ser usado quase sempre com conotação negativa, e o verbo mais vezes com conotação positiva.) Vocês usariam esta palavra como? E usam-na?

Por fim, estou um bocado cansado do transigente/intransigente; deferir/indeferir. O último par é mais burocrático, o primeiro pessoal.

Mas aparte o "obtemperar" (que acabei de descobrir, acho encantador, mas impossível de ser usado no quotidiano) não encontro uma palavra alternativa ao par ceder/aceder que seja pura virtude da mansidão e humildade, no sentido de tornar a concórdia um bem, e força de uma aparente fraqueza.

Alternativas (no sentido deste último parágrafo)?

con·des·cen·dên·ci·a

(condescender + -ência)

substantivo feminino

1. Acção de condescender.

2. Qualidade do que é condescendente.

3. Flexibilidade de carácter que se acomoda ao gosto e vontade doutros.

4. Deferência.

5. Indulgência, transigência.

6. Superioridade arrogante ou paternalista em relação a algo ou alguém.

"condescendência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2020, [consultado em 09-02-2020].

4
  • Não deves misturar várias perguntas na mesma Pergunta.
    – ANeves
    Feb 10, 2020 at 19:02
  • Para clarificar, a pergunta do título é se "aquiescer" resolve o duplo sentido de "condescender", as restantes perguntas convidam a elaborar sobre o espaço semântico de sinonímia que rodeia as palavras, acho ser necessário para um resposta que seja significativa, tanto convergente como abrangente. O conjunto das perguntas forma um todo coerente, cujas partes não são independentes entre sí, nem devem ser tomadas como tal. É uma visão "de conjunto", no espaço dos possiveis.
    – bad_coder
    Feb 10, 2020 at 19:20
  • 1
    Você é de Portugal? No Brasil "aquiescer" é muito comum na língua escrita (na fala é raro). "Condescendente" nunca vi ser usada em sentido positivo.
    – Delta
    Feb 14, 2020 at 5:49
  • A primeira (e única) vez que vi a palavra "aquiescer" em uso foi na versão dublada do primeiro filme da série Piratas do Caribe onde, em certo momento, o Capitão Barbosa diz para Elizabeth: Estou desinclinado a aquiescer a sua solicitação. (Diga-se de passagem, essa foi também a primeira vez que vi o uso da palavra "desinclinado".)
    – Pedro
    Feb 15, 2020 at 11:38

1 Answer 1

1

Então a minha primeira pergunta é se alguma vez leram ou ouviram a palavra "aquiescer"? Eu nunca tinha visto tal vocábulo...

Sim, já vi essa palavra muitas vezes, embora talvez com maior frequência em traduções para o português de obras originalmente em inglês.

"condescender" [...] Vocês usariam esta palavra como? E usam-na?

Uso tanto em português quanto inglês, sempre com sentido negativo.

palavra alternativa ao par ceder/aceder [...] Alternativas?

Se entendi corretamente a pergunta, possibilidades incluem:
anuir, assentir, concordar, consentir, aprovar, aceitar, permitir, autorizar.

"Anuir", em particular, tem o antônimo "abnuir" (que também acabo de 'descobrir').

1
  • 1
    Boa resposta @stafusa! Vou precisar de algum tempo para ver cada palavra e pensar no conjunto dos sentidos. Depois respondo aqui em comentário. (P.S. Achei o antónimo abnuir genial !!)
    – bad_coder
    Feb 9, 2020 at 23:07

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.