2

Gostava de usar algum termo que indique que uma rua é usada somente por pedestres. Talvez uma palavra semelhante ao termo pedestrianised em inglês.

Por exemplo, a Carnaby Street é descrita da seguinte forma pelo Wikipedia:

Carnaby Street is a pedestrianised shopping street in Soho in the City of Westminster.

Entretanto, a Rua Augusta, em Lisboa, é descrita da seguinte forma:

A Rua Augusta é uma famosa rua da baixa de Lisboa, em Portugal.

Somente pelo texto, não dá para saber se a rua é uma via para carros também ou não. Há algum termo para este tipo de rua?

1 Answer 1

3

Há o termo pedonal, que, segundo o Houaiss, é um termo de Portugal, para lugares em que só podem andar pessoas, como A rua pedonal cheia com jacarandás. O Priberam dá como seu sinônimo pedestre, como rua pedestre de compras de Lisboa; o termo talvez soe esquisito, mas, após poucos usos, torna-se normal, e é mais fácil de alguém que nunca havia ouvido entender.

7
  • Obrigadíssimo! Imaginei que seria uma pergunta sem resposta; que bom que perguntei e descobri esses termos.
    – m26a
    Commented Oct 28, 2021 at 23:18
  • @Sidney, Deus salve o Google.
    – Schilive
    Commented Oct 29, 2021 at 0:07
  • 2
    Se eu usar "pedonal" aqui no Brasil, é quase certo que ninguém vai entender. E, se eu explicar o que é, vão dizer que sou pedante porque estou a usar palavras desconhecidas. Melhor dizer "rua de/para pedestres.
    – Centaurus
    Commented Oct 29, 2021 at 13:23
  • @Centaurus, eu provavelmente usaria para pedestres também. Uma preposiçãozinha não mata ninguém :)
    – Schilive
    Commented Oct 29, 2021 at 14:20
  • @Centaurus, se começarmos a reduzir nosso vocabulário para agradar os outros a situação piorará. Eu falo naturalmente, usando as palavras que se encaixam melhor. Se alguém não perceber, o máximo que faço por elas é explicar.
    – m26a
    Commented Dec 5, 2021 at 15:11

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.