0

É correto substituir o estive por tive, na forma falada, para indicar que esteve num sitio?

São dois verbos diferentes , estar e ter.

É muito usual ouvir o tive . Exemplo: "Hoje de manhã, tive na cidade."

1
  • 4
    Na minha experiência, não é substituição de «estar» por «ter», mas sim uma forma suprimida de «estive», ou seja, «hoje de manhã, 'tive na cidade». Esse «'» indica supressão. Outro exemplo é «'to' na praia» em vez de «estou na praia».
    – Schilive
    Commented Feb 17, 2021 at 15:43

3 Answers 3

0

O correto é "estive" o "tive" é um erro gramatical que é recorrente na linguagem falada, no cotidiano, ou seja é informal e por isso não deve ser utilizada em situações que requeira o português correto.

1
  • 1
    É possível encontrar uma demostração para a resposta?
    – ClMend
    Commented Feb 24, 2021 at 10:09
0

Como o amigo falou, é apenas uma redução que ocorre na informalidade (apesar de "tava em um (num) sítio" ser mais comum do que tive...)

0

É gramaticalmente errado. Geralmente as pessoas usam em conversas informais apenas para diminuir a palavra.

1
  • 3
    Bem-vindo ao site! No Portuguese StackExchange, tenta-se usar referências nos argumentos, respostas. Pelo teu perfil, és estudante de matemática, então acho que sabes como provar coisas. Para provar na matemática, usam-se premissas, como definições ou axiomas. Como sabe que [(a/b)^2=(a^2)/(b^2)] é verdade ou não? Provando. Algo parecido ocorre cá com as repostas. Uma resposta, como a tua, sem premissas tem o mesmo valor desta “está certo porque Santa Maria me disse”, mesmo que a tua resposta esteja ou não certa. Não sou matemático, então, posso ter falado alguma bobagem. Obg de qualquer modo.
    – Schilive
    Commented Feb 23, 2021 at 12:22

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.