2

Qual é a diferença de significado entre as duas frases a seguir?

• Vou estudar assim que eu acabar de comer.
  • Vou estudar assim que eu tiver acabado de comer.

2 Answers 2

1

Futuro do Subjuntivo

O futuro do subjuntivo simples indica uma ação que ainda não aconteceu, mas que poderá acontecer. Este tempo também pode indicar eventualidade, possibilidade ou dúvidas.

Normalmente ocorre em orações iniciadas pelas conjunções que indicam tempo ou condição, como, por exemplo, assim que, desde que, quando etc.

• Quando puderes, vem visitar-nos.
  • Assim que ele se desocupar, virá atendê-lo.
  • Se ele puder, trará o livro.
  • Assim que eu acabar de comer, vou estudar.

Futuro Composto do Subjuntivo

Este tempo verbal exprime o mesmo valor que o futuro do subjuntivo simples. Entretanto, neste temos uma locução verbal formada pelo verbo auxiliar ter ou haver no futuro do subjuntivo + verbo principal no particípio.

• Eu te aviso quando eu tiver terminado a arrumação.
  • Assim que você tiver terminado sua leitura, descanse um pouco.
  • Assim que eu tiver acabado de comer, vou estudar

Análise

Frase #1

Assim que  eu  acabar  de comer,  vou estudar.
└────┬────┘└─┬┘└──┬───┘└────┬────┘ └────┬────┘
     │       │    │         │           └────── Locução verbal
     │       │    │         └────────────────── Objeto Indireto
     │       │    └──────────────────────────── Verbo Transitivo Indireto (Futuro do Subjuntivo)
     │       └───────────────────────────────── Sujeito simples
     └───────────────────────────────────────── Conjunção subordinada adverbial temporal

Frase #2

Assim que  eu  tiver acabado  de comer, vou estudar.
└────┬────┘└─┬┘└──────┬──────┘ └───┬───┘ └────┬────┘
     │       │        │            │          └── Locução verbal
     │       │        │            └───────────── Objeto Indireto
     │       │        └────────────────────────── Locução verbal (Futuro do Subjuntivo + Particípio)
     │       └─────────────────────────────────── Sujeito simples
     └─────────────────────────────────────────── Conjunção subordinada adverbial temporal

Fonte: https://github.com/valdeir2000/pt-br/blob/master/answers/6238.md

2
  • Se são formas verbais equivalentes, não existe nenhuma diferença de significado? Commented Sep 21, 2019 at 12:27
  • 1
    @AlanEvangelista exato. De acordo com Celso Cunha, “O futuro do subjuntivo composto indica um fato futuro como terminado em relação a outro fato futuro”. Entretanto, o sentido da frase não muda. Na sua primeira oração, eu comerei e depois estudarei; na segunda, eu comerei e depois estudarei. Commented Sep 21, 2019 at 16:02
1

Resposta curta e direta à pergunta "diferença em significado":

• não há diferença semântica. O significado é exatamente o mesmo.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.