Sim, tu podes utilizar o porque em perguntas interrogativas.
Uso do Porque
A forma porque tem bastantes classificações. São elas:
- Conjunção Subordinativa Causais
- Conjunção Subordinativa Finais
- Conjunção Coordenativa Explicativa
Conjunção Subordinativa Causal
São as conjunções que exprimem a causa, a razão de um efeito.
Ex.: Porque eu te amo intensamente, muitas pessoas sentem ciúmes de nós?
Conjunções Subordinativa Finais
São aquelas que exprimem finalidade, objetivo, intuito, propósito, fim.
Ex.: Ore porque não caia em tentação.
Nessa classe podemos substituir o termo porque pelo para que.
Conjunção Coordenativa Explicativa
Esta classe serve para exprimir ideia de explicação, justificativa; normalmente a conjunção vem após verbos no imperativo.
Ex.: Não demore, porque sairemos em breve.
Uso do Por que
A forma por que — tal qual o porque — tem mais de uma classificação possível. São elas:
- Locução Adverbial Interrogativa;
- Preposição + Conjunção integrante;
- Pronome Preposicionado
Locução adverbial interrogativa
Essa classe serve, como o próprio nome já diz, para estabelecer uma pergunta. Ela pode aparecer tanto em perguntas diretas, quanto em indiretas.
Ex.: Por que tu fizeste isso?
Ex.: Não sei por que insisto tanto em te querer.
Também podemos trocar o termo supra por:
- por qual razão
- por qual motivo
- (o) motivo pelo qual (no meio de orações)
Preposição + Conjunção integrante
Nessa classe, temos uma coincidência, visto que a conjunção integrante serve para introduzir orações substantivas na oração principal.
Ex.: Eu sempre ansiei por que você me explicasse o motivo.
Observe que na frase acima, o verbo ansiar — nesse contexto — é transitivo indireto, pois pede a preposição na pergunta.
Quem anseia, anseia por algo
Pronome Preposicionado
De acordo com Rocha Lima, o por que quando podendo trocar por: pelo qual, pela qual, pelos quais ou pelas quais. É classificado como um pronome interrogativo preposicionado.
Ex.: São estes os motivos por que (pelos quais) não compareceu.
Como diferenciar o porque do por que
Normalmente, as pessoas têm o mau costume de decorar regras da língua portuguesa. Por isso bastantes pessoas confundem-se com algumas regras.
O porque, tal qual por que também pode ser usado numa pergunta. Normalmente ele é usado em perguntas cuja resposta é: sim, não, talvez, depende etc.
Ex.: Porque ele não veio à festa foi cancelada?
Ex.: Porque ele não veio, a festa foi cancelada?
A primeira dica é observar se a entonação da pergunta recai no termo por que. Caso recaia, utiliza-se separado; caso contrário, junto.
Exemplo:
“— Por que choras, senhor conde? Desafogue essa agonia.
Dê-me tua tristeza e dar-te-ei a minha alegria.”
Na segunda dica, tomaremos como exemplo a frase "Será porque ele viajou mais de 20 horas na classe econômica que está cansado?"
Para descobrirmos qual termo utilizar, devemos ignorar o verbo ser + que, que formam uma expressão expletiva. Feito isso, passaremos a frase para a ordem direta.
Ele está cansado porque (= pois) viajou mais de 20 horas na classe econômica?
Referências
PESTANA, Fernando. A Gramática para Concursos: TEORIA PROFUNDAMENTE COMPLETA E MAIS DE 1.300 QUESTÕES ATUAIS E COMENTADAS. [S. l.]: Editora Método Ltda., 2013.
BECHARA, Evanildo. Os principais tipos de adjuntos adverbiais. In: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. [S. l.]: Nova Fronteira, 2012.