6

Já vi a frase escrita de diversas formas: vamos por os pingos nos is, nos ii, nos iis, nos i's e também entre aspas, nos "is". Qual seria a forma correta? Com ou sem aspas?

4
  • 1
    Os pingos nos is? Para os meus lados só ouço "pontos nos is", mas a pergunta acaba por ser aplicável aos dois casos.
    – E_net4
    Commented Nov 13, 2016 at 16:28
  • @E_net4 Cá, do lado ocidental do Atlântico, dizemos "os pingos nos ii" ou "is" ou qualquer outra forma. E, "por os pingos nos is" é idiomático.
    – Centaurus
    Commented Nov 13, 2016 at 17:04
  • 2
    Bem sei que é idiomático, estou a acrescentar que existe "pôr os pontos nos is" em Portugal.
    – E_net4
    Commented Nov 13, 2016 at 17:06
  • Eu digo pingos nos is.
    – eightShirt
    Commented Nov 14, 2016 at 0:21

1 Answer 1

7

O plural do substantivo i é ii ou is, sem aspas nem apóstrofes. Isto é aliás válido para as outras letras: admitem um plural regular, ás, bês, cês, efes agás; e um plural gráfico, aa, bb, cc, etc.; o plural de xis é xx ou xis (e não xises), constituindo assim uma meia exceção. Estes duplos plurais vêm no Priberam, Michaelis, Houaiss (Lisboa, 2003) e dicionário da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa, 2001). Este último traz também a versão lusitana da expressão com os dois plurais:

i ou I [í]. s. m. (Do latim i ou I). 1 nona letra e terceira vogal do alfabeto português [...] pôr os pontos nos ii/is, deixar a situação bem clara, sem margem para equívocos. Pl. ii ou is.

Os outros dicionários optam por apresentar a expressão com um ou o outro plural. O Michaelis, Aulete e Houaiss (verbete pingo) optam por is: «pôr os pingos nos is»; o Priberam, por ii: «pôr os pontos nos ii»; e a Infopédia, para não ofender ninguém, por ii no verbete ponto e is no verbete i.

Aspas não fazem aqui qualquer sentido. As aspas não fazem parte das palavras; simplesmente servem para indicar um uso especial, como uma citação, um uso irónico (prefiro passar sem a “ajuda” dele), um termo inusitado na linguagem do locutor (meu amigo português está embevecido com seu “puto”) ou um estrangeirismo ou neologismo ainda não consagrado na língua. Talvez algumas pessoas sejam tentadas a pôr ii ou is entre aspas precisamente por pensarem que não são palavras consagradas.

O apóstrofe também não faz sentido. Possivelmente é influência do seu uso (criticado, ver ELU) no plural de acrónimos em inglês.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.