1

"Aquele email que respondi a pouco" ou "aquele email que respondi há pouco"? Qual a forma correta de escrever a frase?

2 Answers 2

1

"Há" é o presente do indicativo do verbo "haver", e "haver é sinônimo de "ter" na linguagem coloquial. Veja que "Aquele e-mail que respondi tem pouco" faz sentido (embora você possa não gostar do estilo demasiado informal).

Quando é o caso de usar "a" ?

Em quatro casos:

1. O nome da letra "a", ou quando é usado para substituir algo desconhecido ou que não se quer definir: "O a é a primeira letra do alfabeto", "Nesse caso, a é o dobro de b", "O deputado a votou contra a proposta do deputado b".

2. Quando é sinônimo de "primeiro" ou de "dez": "O item A", "Tirei A na prova".

3. Quando é artigo feminino singular: "Onde está a carta que escrevi há pouco?" Veja que aqui a substituição por "ter" é impraticável:

*"Onde está tem carta que escrevi há pouco?"

Como é artigo, flexiona em gênero: "Onde está o e-mail que escrevi há pouco?", então é fácil de verificar se a gente substituir o substantivo por um substantivo mascuino.

1. Quando é preposição: "Onde está o e-mail que tenho de mandar daqui a meia-hora?". Veja que aqui de novo "tem" não pode ser usado:

*"Onde está o e-mail que tenho de mandar daqui tem meia-hora?"

E nem mudar o gênero do substantivo faz com que esse "a" vire "o":

*"Onde está o e-mail que tenho de mandar daqui o meio-minuto?"

E, finalmente, existe o temido "à", que é uma contração dos dois casos anteriores, preposição e artigo:

"Onde está o e-mail que tenho de mandar à procuradora-geral do município?"

Veja que aqui a substituição por tem é de novo impossível:

*"Onde está o e-mail que tenho de mandar tem procuradora-geral do município?"

Mas como há um artigo envolvido, mudar o gênero do substantivo faz sentido, mas tem efeito sobre a palavra:

"Onde está o e-mail que tenho de mandar ao procurador-geral do município?"

Por outro lado, a preposição "a" é um sinônimo aproximado da preposição "para" - e por isso "à" deve ser empregado quando é possível a substituição por "para a":

"Onde está o e-mail que tenho de mandar para a procuradora-geral do município?"

E, finalmente, a preposição "a" é um antônimo aproximado da preposição "de", de modo que nos casos em que há movimento implicado, o movimento contrário resulta em "de" quando a gente deve usar "a", e em "da" (preposição mais artigo), quando a gente deve usar "à":

"Onde está o e-mail que tenho de enviar a São Paulo?"

"Onde está o e-mail que recebi de São Paulo?"

Mas

"Onde está o e-mail que tenho de enviar à Paraíba?"

"Onde está o e-mail que recebi da Paraíba?"

0

O correto é utilizar "há pouco".

A diferença entre e a é bastante confundida pelos brasileiros, no entanto, é bem simples de entender.

Não quero comer, obrigado. Comi muito bolo há pouco tempo.

e

Estou muito ansioso, pois eu estou a 9 horas de conhecer o amor da minha vida.

Como você pode notar, no primeiro exemplo, o é utilizado com sentido de passado e, além disso, ele pode ser substituído pelo verbo "faz" de modo que continue fazendo sentido. Já no segundo exemplo, o a é utilizado com sentido de futuro.

Caso queira ler um pouco mais sobre o assunto, sinta-se livre para verificar este manual de redação do jornal brasileiro Estadão. A explicação acerca da sua questão encontra-se no 51° tópico.

3
  • «A diferença entre há e a é bastante confundida pelos seres humanos fluentes na lingua portuguesa» Em Portugal não, porque têm pronúncias diferentes. "Há" tem som aberto, como "paz", e "a" tem som fechado, como o a final de "maçã" mas sem anasalar.
    – ANeves
    Jul 8, 2020 at 0:22
  • Muito interessante saber isso, ANeves. Obrigado. Já imaginava que havia uma diferença entre a pronúncia, mas não sabia que era bem diferenciável para os portugueses, já que, além da pronúncia, a escrita e o significado também são um tanto semelhantes e isso pode confundir muitos.
    – Chanp
    Jul 8, 2020 at 1:11
  • Sim. Cá "há" e "à" são homófonas, e às vezes são usadas erradamente. Mas "a" não.
    – ANeves
    Jul 8, 2020 at 15:13

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.