0

Deveríamos usar vírgula quando dizemos que "bebemos café de manhã"? Quando dizemos isso, queremos dizer que bebemos café durante o período da manhã, e não que o café pertença à manhã. Ou quer dizer que ele é da manhã, pois foi consumido na manhã?

O certo é "bebi café de manhã" ou "bebi café, de manhã"? E por que não dizemos "bebi café na manhã"? Afinal o café estava lá no período da manhã. Não estamos falando errado?

2
  • 2
    Não cabe vírgula em advérbios postos pós-oração principal. O correto é "Bebemos café de manhã" ou "Bebemos, de manhã, café" ou "De manhã, bebemos café". O "em + a = na" dá ideia de movimento, lugar ou meio de transporte, então evita-se usá-lo como em "Bebi café na manhã", "Fui na rua" etc. Commented Jan 3, 2021 at 21:20
  • Adendo: Isso quer dizer que o café foi consumido pela manhã. Acredito que para deixar claro que o café fora feito durante a manhã, poderia usar o artigo "a": Bebemos o café da manhã Commented Jan 4, 2021 at 0:31

1 Answer 1

-2

Primeiro: não há "café de manhã", e sim "café da manhã". Se quiser colocar "CAFÉ DE" estaria se referindo ao tipo de bebida: café de grão moído, café de filtro, café de máquina... A vírgula vai depender apenas da forma como escreve/fala a frase:

• Pela manhã, tomei meu café às 6:00
  • Tomei meu café da manhã às 6:00 Por que na primeira frase não escrevi "café da manhã"? Porque seria redundância você dizer que pela MANHÃ tomou CAFÉ DA MANHÃ. Quanto a questão de horários, é mais um "ajuste" de quando comeu algo. Se disser que almoçou, já é esclarecido - pelo menos o normal - que foi à tarde e quando jantou já era mais à noite. Mas nada impede que você diga: 'tomei meu café da manhã só à tarde", por exemplo. Quando você pergunta "por que não café na manhã", o problema é outro: "NA" é uma preposição ("em + a") que se refere a lugar e não horários: "pela manhã, eu tomei café NA padaria" ou "NA minha casa". Espero ter ajudado.
2
  • Julia, "de manhã" é uma locução adverbial (Priberam) que significa "Entre o amanhecer e o meio-dia.".
    – Schilive
    Commented Jan 21, 2021 at 2:27
  • Sua resposta está errada, porque não se bebe ou come "da manhã", mas sim, de manhã. Portanto, bebi café de manhã, como "bebi café à tarde", "bebi café à noite", "bebi café de madrugada".
    – renanlinux
    Commented Jan 29, 2021 at 6:17

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.