Em frases com orações subordinadas causais, finais e temporais, lendo este post sobre Pontuação do blogue Livro de Estilo, as vírgulas utilizam-se conforme a posição dessas orações na frase. Se for no início ou no meio, levam obrigatoriamente vírgula; no fim, não. Penso, porém, que neste último caso não será gramaticalmente incorreto utilizar a vírgula, embora seja menos frequente.
Exemplos de orações causais retirados do post:
posição inicial (com vírgula): Porque estava a chover, resolvi ficar em casa.
posição medial (com vírgula a delimitar o início e o fim): Resolvi, porque estava a chover, ficar em casa.
posição final (sem vírgula): Resolvi ficar em casa porque estava a chover.
A minha questão é a de saber se se pode também escrever
- Resolvi ficar em casa, porque estava a chover.
ou
Resolvi ficar em casa, para acabar o trabalho. (oração final)
A sr.ª D. Irene já tinha saído da quinta, quando foi procurada para entrar no convento de Santa Clara de Coimbra. (oração temporal)
em vez de, respectivamente,
Resolvi ficar em casa para acabar o trabalho.
A sr.ª D. Irene já tinha saído da quinta quando foi procurada para entrar no convento de Santa Clara de Coimbra.
que são outros exemplos do mesmo post.
Aditamento 1: Tanto quanto é do meu entendimento, quando a oração subordinada antecede a principal, separam-se ambas por uma vírgula. A minha dúvida refere-se ao caso em que a subordinada fica no fim da frase.
Aditamento 2: Outros exemplos já dados anteriormente, em comentário(s) meu(s) a esta questão. De «Gramática Portuguesa» para a antiga 4.ª classe, de Tomás de Barros:
- «Perdoa-lhe, porque não soube o que fez»;
- «Estimai, para que vos estimem»;
- «O comboio já tinha partido, quando chegámos à estação».
Mas também:
- «Pasteur foi um sábio de grande coração porque descobriu a cura da raiva».
E de «Breve Gramática do Português Contemporâneo», de Celso Cunha e Lindley Sintra:
- «Não veste com luxo porque o tio não é rico»;
- «Viera um vestido de marca, para que a vestissem com ele».