Acabei de descobrir que enxergar tem o mesmo sentido como ver.
É sempre assim?
Por exemplo:
Espero que agora você enxergue melhor com esses óculos.
Espero que agora você veja melhor com esses óculos.
Tem o mesmo sentido?
Acabei de descobrir que enxergar tem o mesmo sentido como ver.
É sempre assim?
Por exemplo:
Espero que agora você enxergue melhor com esses óculos.
Espero que agora você veja melhor com esses óculos.
Tem o mesmo sentido?
Em alguns casos tem o mesmo sentido.
Na maioria dos casos, você pode trocar "enxergar" por "ver". Mas o contrário pode soar estranho. Por exemplo:
Você viu as notícias de ontem?
Você viu ela passando?
Com licença, tu podes ver as horas para mim?
Nas sentenças acima, se trocar por "ver" por "enxergar", não soa natural, mas não muda o sentido da sentença.
Parece-me que "enxergar" está mais relacionado com algo mais difícil de ver, que tenha algum detalhe que requer mais atenção.
Porém, quando alguém quer diferenciar entre uma visão mais superficial de uma visão mais profunda, este atribui a visão mais profunda ao termo "enxergar". No entretanto, eu não dúvido que você possa encontrar o contrário, ou seja, alguém usando o "ver" para algo mais profundo e o "enxergar" para a simples visão.
Usando o Dicionário Houssaiss (https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v5-4/html/index.php#1), peguei os significados um por um do verbo ver para entender a diferença e semelhança entre os verbos ver e enxergar. Eu peguei cada significado dado pelo Houssaiss, então, peguei um exemplo dado pelo Houssaiss, então, troquei o verbo ver pelo verbo enxergar para ver se são sinonímias.
Os dois maiores problemas dessa técnica é que a interpretação pode variar de pessoa para pessoa, então talvez eu conclua que duas frases são semanticamente diferentes, mas outrem conclua que são iguais. O outro é que eu não tenho formação de lingüística, nem tenho conhecimento formal de semântica.
Há 10, de 21, significados compartilhados entre si, sendo todos esses significados todos os significados de enxergar, ou seja, é sempre possível trocar enxergar por ver, mas nem sempre o contrário, assim como ensinou Matheus em sua resposta.
A principalíssima diferença é que ver pode significar “olhar para”. “Eu vi os desenhos” não é igual a “eu enxergo os desenhos”, mas este pode significar que o falante consegue perceber visualmente o desenho, o que também é transmissível através do verbo ver. Geralmente enxergar está mais ligado com a idéia de conseguir perceber (algo ou alguém) visualmente do que ver.
Outra diferença importante é que ver pode significar encontrar, visitar ou ter encontro com alguém ou algo, então “vejo a minha mãe aos domingos” não é igual a “enxergo minha mãe aos domingos”. Ver pode significar ter ciência, saber, como em “ele saiu com um estranho sem ver quem era”, inequivalente a “ele saiu com um estranho sem enxergar quem era”. O verbo ver também significa pesquisar, procurar, investigar ou analisar (algo ou alguém); ex.: “já vi na estante e não encontrei”.
Há outras diferenças, mas creio que essas são as principais.
Sim, são sinônimos e tem o mesmo significado.
Na prática, existem diferenças culturais que variam com o tempo, região geográfica, classe social, etc. Você pode ter algo como "apenas viu, mas não enxergou". Como se o enxergar fosse mais denso, detalhado. Mas é muito subjetivo e particular de cada contexto.
Na prática, significam a mesma coisa.
Sim, ENXERGAR e VER são sinônimos. Pelos exemplos que você colocou na pergunta, as frases são as mesmas. Porém, há sim como montar frases com essas palavras de forma diferente, geralmente ligados de forma emocional, principalmente referindo-se a cegos. Para eles, NÃO ENXERGAR é mais utilizado para classificar o defeito deles. Porém, a palavra VER entra no vocabulário deles como o verbo SENTIR ou NOTAR.
Para o cientista Masataka Watanabe, um dos maiores estudiosos do assunto, ver e enxergar são realmente ações muito diferentes. Para ele, ver está em aprofundar sua visão sobre o objeto visto e analisá-lo mais de perto. Já enxergar é apenas olhar sem avaliar com mais cuidado aquilo que se está enxergando. Quando estamos numa livraria, por exemplo, podemos dizer que ao folhear as páginas de um livro estamos apenas enxergando suas folhas, entretanto, quando passamos a ler suas páginas, estamos realmente vendo e interagindo com o conteúdo apresentado pelo autor.