6

Eu estava procurando se é possível adicionar um sufixo para verbos terminados em -por ou o próprio verbo pôr, mas eu não encontrei nada.

Quero adicionar um sufixo, como nos exemplos abaixo:

• soltar → soltável;

• matar → matável;

• saber → sabível;

• beber → bebível;

• sumir → sumível;

• ir → ível (não sei se está correto este);

• pôr → ?;

• compor → ?.

Existe algum sufixo assim, para vermos acabados em -or ?

1
  • Schilive, espero que tenhas gostado da minha edição da tua pergunta; se não, creio que já sabes, só tens de clicar em "edit" e fazer "rollback" ou alterar à tua vontade. É a tua pergunta. Uma dica: naturalmente eu fico satisfeito quando alguém "desaceita" uma resposta anterior e aceita a minha; para o autor da outra resposta isso não é a surpresa mais agradável do mundo. O que eu faço nas minhas perguntas é votar para cima sempre que uma resposta é razoável e esperar uns dias antes de aceitar uma.
    – Jacinto
    Commented Apr 16, 2020 at 7:28

2 Answers 2

4

Para dar mais uns exemplos, os seguintes estão atestados no Priberam:

Este vêm listados no Houaiss no verbete -por, mas não encontrei com verbete próprio em dicionário nenhum. Mas vêm na Academia Brasileira de Letras:

• Expor → Exponível
  • Pressupor → Pressuponível
  • Propor → Proponível

Este vem também listado no Houaiss no verbete -por, mas não encontrei com verbete próprio em dicionário nenhum, nem na Academia Brasileira de Letras. Encontra-se no entanto em literatura académica no Google Books:

• Contrapor → Contraponível

Depois ainda tens adjetivos formados a partir dos anteriores mais o prefixo in-:

• Incomponível
  • Indecomponível
  • Indisponível
  • intransponível

Existe, claro, o verbo indispor, mas segundo o Houaiss, indisponível formou-se a de in- + disponível e não de indispor, o que faz sentido.

Curiosidade: todos estes adjetivos têm um -n-disponível, transponível, etc. — porque são formados a partir do verbo latino, que era ponere, componere, etc. Ver esta pergunta sobre componível.

Nota pessoal: eu acho que algumas individualidades são altamente deponíveis, mas parece que ainda ninguém inventou a palavra.

3
  • Destituíves, antes fossem...
    – bad_coder
    Commented Apr 30, 2020 at 17:18
  • @bad_coder, essa palavra também não vem no Priberam, mas restituível vem. Diz lá que isto não é panelinha qualquer!
    – Jacinto
    Commented Apr 30, 2020 at 19:12
  • Tens razão Jacinto. É como o "respondente" (que tem thread aqui)...Vou prestar mais atenção a casos como o desta palavra que indicaste.
    – bad_coder
    Commented Apr 30, 2020 at 20:21
3
  • Para compor temos componível.

• Para pôr (em vista de componível, oponível, disponível), imagino que o candidato seria "ponível". No entanto, parece que não há registro nos dicionários.

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.