1

As vezes escrevo e-mails e no final deles eu costumo agradecer, o problema é que eu me deparei com duas possíveis frases de agradecimento e não sei qual das duas está mais correta.

A primeira:

"Desde já eu agradeço à atenção"

A Segunda:

"Desde já eu agradeço pela atenção"

O emprego da crase está correta na primeira forma? caso esteja errado é melhor usar a segunda forma? alguém pode sugerir alguma outra forma de agradecer no final da mensagem?

5
  • Sem acento. O tema de agradecer é objeto direto (portanto aqui sem preposição); o destinatário é que é preposicionado com a: Desde já agradeço a todos vós a atenção.
    – Artefacto
    Commented Dec 5, 2017 at 21:27
  • 1
    Jonathan, you might want to leave out the eu. Muito obrigado pela sua atenção fica bem também. Desde já ficou agradecido pela sua atenção.
    – Lambie
    Commented Dec 8, 2017 at 17:23
  • E se escrever outra palavra no meio? Por exemplo: Agradeço especialmente a Adriana e ao Lucas... Agradeço especialmente à Adriana e ao Lucas...
    – Amigos
    Commented Sep 13, 2023 at 12:18
  • Does this answer your question? Por que não há crase em ‘a contratantes’
    – Lambie
    Commented Sep 13, 2023 at 12:56
  • Olá, boas-vindas ao Portuguese SE. Obrigado pela contribuição, mas note que sua resposta não responde à pergunta. Quando você tiver reputação o bastante, você poderá deixar comentários em postagens. E, quando tiver uma nova pergunta, faça a postagem como pergunta e não como resposta a uma pergunta já existente (o site tem o formato "1 pergunta + resposta(s)", sem diálogo). Dito isso, o "especialmente" não muda nada e o "a" continua craseado (assim como o "o" antes de "Lucas" mantém o "a" e permanece "ao").
    – stafusa
    Commented Sep 13, 2023 at 16:31

1 Answer 1

4

Não, não está correto. Com crase, o seu agradecimento é dirigido a uma pessoa chamada Atenção. Você agradece a alguém por algum favor ou gentileza.

• Agradeço a sua atenção
  • Agradeço à (a + a) professora pela explicação que me deu.
  • Agradeço a gentileza
  • Agradeço à senhora pela gentileza.
  • verbo transitivo
  1. Dar agradecimentos por; retribuir com agradecimentos.
  • verbo intransitivo 2. Exprimir agradecimentos.
0

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.