2

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e segue-me” (Lucas 9, 23).

1
  • 2
    Qual tradução da Bíblia?
    – Dan Getz
    Commented Dec 11 at 11:55

2 Answers 2

4

o verbo seguir

• segue-me é o imperativo afirmativo, a 2.ª pessoa do singular (tu) do presente. No imperativo negativo há "s" na segunda pessoa.

• siga-me seria o imperativo afirmativo, na 3.ª pessoa do singular (você)

A confusão feita entre as pessoas (segunda ou terceira) se explica pelo seguinte:

Dúvidas no uso do imperativo
O principal erro na utilização do imperativo está relacionado com a confusão existente entre a 2.ª pessoa do discurso (tu) e a 3.ª pessoa do discurso (você). A maioria dos brasileiros utiliza a 3.ª pessoa do discurso, mas utiliza o imperativo na 2.ª pessoa do discurso, havendo assim falta de uniformidade e coesão.

verbos no imperativo

Isso quer dizer que na fala normal, o brasileiro usa diferentes pessoas no afirmativo e imperativo. Fica incoerente do ponto de vista da gramática.

4
  • O uso do imperativo da segunda pessoa é meio informal. O que melhor soa ao ouvi é o imperativo da terceira pessoa e é mais formal.
    – Schilive
    Commented Dec 11 at 17:53
  • @Schilive Fica óbvio isso pela minha resposta que explica a confusão para alguns falantes brasileiros.
    – Lambie
    Commented Dec 11 at 17:59
  • É que na minha leitura, a resposta dá a entender que o uso do imperativo da terceira pessoa não é normal, mas não é o caso na minha experiência.
    – Schilive
    Commented Dec 11 at 18:03
  • @Schilive Minha resposta não diz: o uso do imperativo da terceira pessoa não é normal, Explica a confusão entre a segunda e terceira pessoa.
    – Lambie
    Commented Dec 11 at 22:12
2

A diferença é a forma de tratamento (tu vs 3ª pessoa). O que é estranho nesse trecho é que a segunda pessoa nunca seria usada nesta situação. Mesmo dirigido a um grupo de pessoas que trataríamos por tu, diríamos:

• Se alguém quiser, que (essa pessoa) me diga/diga-me.
  • Quem quiser, que (essa pessoa) me diga/diga-me.

Nunca diz-me (numa frase imperativa).

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.