“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e segue-me” (Lucas 9, 23).
2 Answers
segue-me é o imperativo afirmativo, a 2.ª pessoa do singular (tu) do presente. No imperativo negativo há "s" na segunda pessoa.
siga-me seria o imperativo afirmativo, na 3.ª pessoa do singular (você)
A confusão feita entre as pessoas (segunda ou terceira) se explica pelo seguinte:
Dúvidas no uso do imperativo
O principal erro na utilização do imperativo está relacionado com a confusão existente entre a 2.ª pessoa do discurso (tu) e a 3.ª pessoa do discurso (você). A maioria dos brasileiros utiliza a 3.ª pessoa do discurso, mas utiliza o imperativo na 2.ª pessoa do discurso, havendo assim falta de uniformidade e coesão.
Isso quer dizer que na fala normal, o brasileiro usa diferentes pessoas no afirmativo e imperativo. Fica incoerente do ponto de vista da gramática.
-
O uso do imperativo da segunda pessoa é meio informal. O que melhor soa ao ouvi é o imperativo da terceira pessoa e é mais formal.– SchiliveCommented Dec 11 at 17:53
-
@Schilive Fica óbvio isso pela minha resposta que explica a confusão para alguns falantes brasileiros.– LambieCommented Dec 11 at 17:59
-
É que na minha leitura, a resposta dá a entender que o uso do imperativo da terceira pessoa não é normal, mas não é o caso na minha experiência.– SchiliveCommented Dec 11 at 18:03
-
@Schilive Minha resposta não diz: o uso do imperativo da terceira pessoa não é normal, Explica a confusão entre a segunda e terceira pessoa.– LambieCommented Dec 11 at 22:12
A diferença é a forma de tratamento (tu vs 3ª pessoa). O que é estranho nesse trecho é que a segunda pessoa nunca seria usada nesta situação. Mesmo dirigido a um grupo de pessoas que trataríamos por tu, diríamos:
- Se alguém quiser, que (essa pessoa) me diga/diga-me.
- Quem quiser, que (essa pessoa) me diga/diga-me.
Nunca diz-me (numa frase imperativa).