4

Em siglas que sejam pontuadas, como I.N.S.S., que estejam no final de uma frase, como se deve usar a reticências?

Ele recorreu ao I.N.S.S...

ou

Ele recorreu ao I.N.S.S....

2

1 Answer 1

3

De acordo com a gramática de Cunha e Cintra (via Ciberdúvidas):

se a palavra assim reduzida [i.e., abreviada, com ponto] estiver no fim do período, este encerra-se com o ponto abreviativo, pois não se coloca outro ponto depois dele

Por analogia, se pode argumentar que três pontos bastam ("Recorreu ao I.N.S.S...").

Contudo, a filóloga Eunice Marta afirma, na mesma resposta do Ciberdúvidas:

No entanto, a situação é diferente, se a frase terminar com qualquer outro sinal de pontuação.

Ou seja, na frase "O problema do I.N.S.S.: Falta de recursos", não seria aceitável considerar que os dois pontos podem ser construídos com um ponto sobre o último da abreviação ("I.N.S.S:").

E, como reticências não são necessariamente uma sequência de três pontos finais, mas um sinal em si, o mesmo argumento se aplicaria a elas, e o correto seria "I.N.S.S.…".

Pessoalmente, me parece ser uma questão de estilo.

4
  • Ainda interessa notar que a reticências pode ser considerada um só símbolo, como “…”, em vez de “...”.
    – Schilive
    Commented May 14, 2022 at 21:15
  • @Schilive Sim, inclusive é o que usei em "I.N.S.S.…" (I.N.S.S.…), mas a página exibe sem diferenciar.
    – stafusa
    Commented May 14, 2022 at 22:43
  • Agora diferencia... magia... ficou foi maior que o deus me livre... possivelmente pior a emenda que o soneto...
    – Jacinto
    Commented May 16, 2022 at 7:18
  • @Jacinto De fato ficou pior. :-) E eu me referia ao navegador diferenciar entre três pontos, ... e o caractere de reticências, , porque no editor a diferença é marcante (veja), enquanto ela é muita discreta na visualização da página (veja). Penso que introduzir o espaço é ruim também por permitir a interpretação que uma palavra está sendo omitida, por isso reverti a edição.
    – stafusa
    Commented May 16, 2022 at 7:44

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.