Existe alguma regra para se fazer a contração de uma preposição com artigo ou pronome ?
Pessoalmente, eu tento falar da forma que me soa correto. Por exemplo:
- Independente de o que eles possam querer, nós já decidimos... (sempre falo)
- Estou intrigado com o fato de ele nunca ter se pronunciado a respeito....(sempre falo)
- Ele chegou um pouco antes de a festa começar. (sei que o correto é assim, mas falo "antes da festa")
- Está na hora de as crianças irem dormir. (idem ao anterior, eu digo "das crianças" embora ache que está errado)
- Apesar de a maioria da população odiar o presidente... (também acho que falo errrado, eu digo "da maioria)
No entanto, sempre faço a contração em:
- Tenho algumas dúvidas a respeito do uso do verbo haver.
- Pretendo ir à casa dos meus avós amanhã.
- A despeito do que você possa dizer, eu já decidi que... (quanto a esse último, não tenho certeza quanto à forma correta.)
Aparentemente, na maioria das vezes eu sei quando fazer a contração ou não, mas não sei porque. Faço-o por ter tido muito contato com algumas pessoas que têm grande conhecimento da língua portuguesa e isso ficou absorvido. Então, o que eu pergunto é: existe alguma regra para se fazer ou não a contração da preposição com um artigo definido ou pronome? Existem exceções a tal regra? E os artigos indefinidos, como ficam? (de um = dum, de um = duma)
A pergunta refere-se principalmente à língua falada.