1

Qual é a origem da expressão cheque careca?

Não consegui encontrar no google e como a expressão é muito comum achei que vale a pena perguntar aqui.

EDIT: A primeira resposta que a pergunta recebeu clarificou o sentido da expressão (que eu nunca tinha percebido). No caso de alguém saber, ou descobrir, a origem histórica da expressão agradeço que contribuam essa informação aqui.

2
  • 1
    Cheque careca, sinônimo de cheque sem fundos?
    – Peixoto
    Commented Jan 21, 2020 at 8:03
  • 1
    Exatamente, @Peixoto.
    – ANeves
    Commented Jan 21, 2020 at 12:55

1 Answer 1

3

Diz-se "careca" do cheque que não tem cobertura.

Um careca tem a cabeça descoberta, não tem cobertura:

1. O que serve para cobrir.

Então, chama-se careca a um cheque que não tenha cobertura:

1. Dinheiro que permite pagar um documento de cobrança ou uma operação (ex.: cheque sem cobertura). = PROVISÃO

"cobertura", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/cobertura [consultado em 21-01-2020].

6
  • 1
    Ou será que isto é obvio para ti, e queres a origem histórica? Primeiro uso, etc?
    – ANeves
    Commented Jan 21, 2020 at 12:59
  • Sim, por acaso eu gostava de saber o primeiro uso, era a minha intenção quando fiz a pergunta (talvez tenha uma história engraçada que valha a pena) Mas, a maneira como explicaste o sentido também foi muito boa pois eu não tinha associado o "careca" ao "sem cobertura" e assim faz todo o sentido :)
    – bad_coder
    Commented Jan 21, 2020 at 23:01
  • Também podes perfeitamente editar a pergunta para clarificar que não querias perceber "de como" vem a expressão, mas "de quando" vem a expressão. E eu atiro esta resposta ao galheiro. :) Não me incomoda nadinha.
    – ANeves
    Commented Jan 22, 2020 at 15:01
  • 2
    Em pt-BR temos várias denominações populares para o cheque sem fundos. Cheque bomerangue (volta sempre para a sua mão), cheque frio, cheque voador, cheque borracha, cheque bom filho (a casa torna), cheque cowboy (ganha quem sacar primeiro), cheque procissão (sai, dá a volta no quarteirão e retorna), etc.
    – Centaurus
    Commented Jan 22, 2020 at 16:04
  • @Centaurus a criatividade Brasileira nestes casos é do melhor :)
    – bad_coder
    Commented Jan 22, 2020 at 16:13

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.