2

Estava vendo uma lista de preposições, aquelas listas de classificação de palavras para ajudar na compreensão, e "após" apareceu como uma delas. Para mim, foi insensato colocar "após" porque ela SOLTA deveria ser "rotulada" como um advérbio. Estou correto? A lista é para iniciantes.

Estou correto em afirmar abaixo as classes gramaticais?

Cheguei após ele sair. (advérbio)

Cheguei após a chuva. (preposição)

1 Answer 1

1

Não é incomum que, na língua portuguesa, um termo tenha mais de uma classificação.

A palavra após é um termo que essencialmente é classificada como uma preposição. Apesar disso, podemos utilizá-la como um advérbio temporal a depender do contexto.

Podemos classificar o termo após como uma preposição quando ele estabelece determinadas relações de sentido ou quando for equivalente à locução prepositiva (depois de)

Lembre-se: Aconteça o que acontecer, nada como um dia após (= depois de) outro dia
Cheguei após (= depois de) ele sair.
Cheguei após (= depois da) chuva.

Já como advérbio, é necessário que o termo modifique o advérbio, o adjetivo ou o verbo, desde que não seja complementado por uma expressão nominal. Poderá ser substituído por depois ou em seguida.

Ela tomou coragem e, logo após (= em seguida), se deu conta de quão forte ela era.

Fontes:
Só Português
Ciber Dúvidas
Fernando Pestana

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.