3

Estou precisando descrever a roupa de um determinado personagem de uma foto, mas das diversas buscas que fiz não obtive sucesso.

enter image description here

A primeira coisa que lembrei quando vi a imagem foi da roupa que o Shiryu (de Cavaleiros do Zodíaco [en-US: Saint Seiya]) usa quando não está trajando a armadura. Mas não consegui nada, fosse nas Wikias, que normalmente tem tudo e mais um pouco, tanto em português quanto em inglês, além de buscas bastante filtradas no Google, mas tudo que eu obtive como resultado foram sites de venda de bonecos e camisetas.

Minha irmã disse ser um kimono masculino e, fazendo uma Pesquisa por Imagem, de fato, o Google até retornou vários kimonos, a maioria de Cosplay da Yūki Konno de Sword Art Online, o que nem chega perto porque esse, na minha ignorância, meio que parece misturado com uma roupa de mestre de picadeiro (de circo). Além disso, pesquisas manuais sobre modelos de kimono, formais ou informais, se é que existe tal distinção, também não deram em nada.

Além do nome geral da vestimenta, se possível e/ou justificável, seria interessante saber o nome dessa peça azul, parecendo uma "língua", visível na altura da cintura, e se essas abotoaduras diferentes no peito têm algum nome específico.

10
  • 1
    A língua azul poderia ser um tabardo por baixo já que vai até o pescoço.
    – user2786
    Commented Aug 17, 2018 at 21:13
  • 1
    Essa foto mostra uma mistura de uniforme militar com um estilo de roupa não militar por causa das mangas. Essas mangas evasê nunca se veem roupas militares. Eu diria: casaco com torçal e mangas evasé [a partir dos cotovelos]. Não penso que exista uma só palavra....é bem romance gráfico. O kimono é japonês e essa peça não apresenta nenhuma das características de um kimono.....
    – Lambie
    Commented Aug 19, 2018 at 20:55
  • A parte que desce parece como a ponta de uma estola, como vestem os padres católicos e outros.
    – Lambie
    Commented Aug 19, 2018 at 21:07
  • correção: em roupas militares. Não entendo preguntas que depois são "abandonadas". A fechadura no peito pode ser descrita como torçal: Cordão de fios de retrós.
    – Lambie
    Commented Aug 20, 2018 at 13:11
  • 1
    Bruno, podes adicionar uma (auto-)resposta com essa maneira que encontraste de descrever. :)
    – ANeves
    Commented Aug 21, 2018 at 9:46

1 Answer 1

2

O traje certamente tem origem militar, porém com aspecto estilizado, demonstrando uma derivação de sua origem. As cores azul e dourado / amarelo foram tradicionalmente utilizadas em uniformes militares de diferentes regiões no século 18 e 19 (como por exemplo no uniforme de D. Pedro II e Napoleão, e na indumentária do exército real português) entretanto esse modelo acabou se tornando comum em muitas vertentes de representação artística/estilizada, inclusive nas mesmas cores tradicionais azul-amarelo/dourado.

Considerando tratar-se de uma derivação (já que as mangas largas desvirtuam o uso militar) temos varios exemplos semelhantes, como no movimento steampunk, ou seja, retrofuturismo, que utiliza muito casacos assim.

Por seu comprimento alongado, e o fato de se usar sobre outras peças, é classificado como casaco (e não como jaqueta). Logo, entendo ser sem dúvida um “casaco militar”, ou “casaco pseudo militar” ou “casaco de inspiraçao militar”, mas devido a ser um modelo bastante genérico e comum, não se pode situar em nenhum local ou uso específico.

enter image description here

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.