1

Minha dúvida vem do seguinte trecho:

Era filho de um funcionário, que fizera em São Petersburgo, em diferentes ministérios e departamentos, aquele tipo de carreira que leva as pessoas a uma situação da qual elas, por mais evidente que seja a sua incapacidade para qualquer função de efetiva importância, não podem ser expulsas, em virtude dos muitos anos de serviço e dos postos avançados;

Me parece mais apropriado não poderem, porém meu nível de conhecimento sobre minha própria língua é altamente questionável.

1
  • 3
    "da qual elas [...] não podem ser expulsas" é uma declaração feita em um tempo de verbo simples para expressar um estado. Não há motivo para usar o infinitivo pessoal.
    – Lambie
    Commented Sep 22 at 13:41

1 Answer 1

0

Na verdade, uso de "podem", no presente do indicativo, está correto. Para entender melhor, basta mudar a ordem da frase:

• "aquele tipo de carreira que leva as pessoas a uma situação da qual elas não podem ser expulsas,em virtude dos muitos anos de serviço e dos postos avançados, por mais evidente que seja a sua incapacidade para qualquer função de efetiva importância."

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.