2

O certo é falar "fulano e com eu?" ou "fulano e comigo?"

Vejo diversas pessoas que, ao eu falar "e com eu", questionam "comigo ?", o que me gera desconforto.

A minha dúvida é se ambas estão corretas, ou se o certo é apenas "comigo"?

2
  • 3
    Você poderia dar um exemplo? E Bem-vindo ao Portuguese StackExchange, Marcio Pires!
    – Schilive
    Commented Feb 14, 2023 at 20:26
  • 3
    A pregunta carece de clareza.
    – Lambie
    Commented Feb 16, 2023 at 17:10

2 Answers 2

4

O certo é falar "e com eu?" ou "comigo?"

Se você pergunta o que é "certo", então deve se referir à norma culta e, nesse caso, não há dúvida: apenas "comigo".

Quando o pronome da primeira pessoa é objeto ou complemento precedido de preposição, usa-se "mim" — e quando a preposição é "com", ela é contraída com o pronome: "comigo".

Alguns exemplos com a preposição em destaque:

• Ela confia em mim.
  • Ele deu o livro para mim.
  • Sem mim eles nunca teriam conseguido.
  • Pode contar comigo (com+mim).

Em nenhum deles se poderia usar "eu" no lugar de "mim" na norma culta.

Acho que vale mencionar: uma pergunta relacionada no site; o caso do "para eu"; e um artigo interessante sobre a etimologia de "comigo".

1
0

No dia-a-dia, utilizamos "fulano e comigo". Nunca ouvi ninguém falando "fulano e com eu". Dei uma rápida pesquisa no Google e me parece que é correto sim, mas não é falado no cotidiano (deve ser por isso que estão te corrigindo. Se eu mesma não tivesse pesquisado, teria dito que estava errado. Para nós, soa muito estranho).
Na dúvida, você pode escolher dizer "eu e fulano." ou "comigo e fulano" que ambos estarão certos e são usados no dia-a-dia 😅

2
  • 3
    "Fulano e comigo" ? Seria uma frase do tipo "Ela saiu com fulano e comigo" ? Neste caso não haveria nada de errado.
    – Centaurus
    Commented Feb 16, 2023 at 22:15
  • 3
    Me parece que "comigo e fulano" teria que ser "comigo e com fulano".
    – stafusa
    Commented Feb 17, 2023 at 11:53

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.